Amazon Brasil investe em parcerias e novas tecnologias para dar mais visibilidade a empreendedores

Desde o início das operações no país a empresa tem sido um importante agente de contribuição para a economia brasileira, com mais de R$ 33 bilhões já investidos nacionalmente em todos os negócios.

Daniel Mazini,AmazonDaniel Mazini, presidente da Amazon Brasil.(Foto: Divulgação/Amazon)

Vinte e dois milhões de micro e pequenas empresas brasileiras representam 55% dos empregos de carteira assinada e 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, de acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) . Reconhecendo a importância desse setor, o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) e a Amazon Brasil estão oferecendo capacitações e recursos destinados a aprimorar as habilidades empreendedoras das pessoas que estão à frente desses negócios, além de aumentar a sua visibilidade no e-commerce.

“Cerca de 72% das vendas realizadas por pequenas e médias empresas na Amazon.com.br têm um estado de destino diferente daquele em que o vendedor está sediado, e mais de 54% dos vendedores estão localizados fora das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, demonstrando como o comércio eletrônico ajuda empreendedores a expandir seus horizontes e a conquistar novos clientes”, detalha Daniel Mazini, presidente da Amazon Brasil.

Potencial

Hoje, mais de 78 mil parceiros vendem na Amazon.com.br, sendo 99% deles pequenas e médias empresas. Como parte da atual ação, a "Loja de Pequenos Negócios" irá impulsionar a visibilidade destes produtos e marcas brasileiros. Essa iniciativa permite que os consumidores conheçam e explorem empresas locais, apoiando o desenvolvimento e a promoção desses empreendimentos.

Dentre as iniciativas da Amazon para apoiar empreendedores brasileiros, destaca-se o FBA – Logística da Amazon, um serviço que consiste no armazenamento de produtos de vendedores parceiros nos próprios Centros de Distribuição da Amazon. Vendedores que aderem ao FBA – Logística da Amazon crescem suas vendas, em média, cinco vezes. Outras opções de programas disponíveis incluem o DBA – Delivery by Amazon, no qual transportadoras parceiras contratadas pela Amazon entregam em todas as 5,5 mil cidades do Brasil, e o programa de Vendas Internacionais. Só em 2023, as vendas brasileiras para outros países por meio do programa de cresceram 80%.

Logística

A Amazon vem crescendo continuamente no país desde 2019, quando iniciou sua operação com um milhão de produtos disponíveis para compra. Para continuar acelerando suas entregas em 100% dos municípios brasileiros, a companhia anuncia mais uma etapa da sua expansão logística em território nacional. São 130 polos operados com tecnologia Amazon, localizados em regiões estratégicas em todos os estados brasileiros, onde os produtos são armazenados, coletados e embalados, depois separados e consolidados por rotas de entrega e finalmente enviados para seus destinos finais.

“Desenvolver uma seleção de um milhão para 130 milhões de produtos ofertados em menos de cinco anos demonstra o nosso comprometimento e investimento com o Brasil. Constantemente entregar aos clientes a melhor experiência de compra possível é uma prioridade para a Amazon, por isso, expandir a nossa operação junto com o portfólio de produtos é mais um passo para que todos e todas possam encontrar o que buscam na Amazon, com a opção de receber suas compras com frete rápido e grátis em todo o Brasil”, avalia Mazini.

Desde o início das operações no país a empresa tem sido um importante agente de contribuição para a economia brasileira, com mais de R$ 33 bilhões já investidos nacionalmente em todos os negócios, incluindo varejo, operações e AWS, gerando mais de R$ 25 bilhões para o PIB do Brasil.