Anna Karina Silva Pinto, da LG: 'Nos próximos cinco anos, vamos consolidar nossa presença em mobilidade elétrica e IA para o lar'
Executiva destaca que a multinacional tem um compromisso sólido com a inovação e a excelência operacional na América Latina, principalmente no Brasil.
Anna Karina Silva Pinto, CMO e Head de Marketing da LG Electronics. (Foto: Divulgação/LG Electronics)
O cenário econômico global continua desafiador, especialmente em relação à volatilidade dos custos logísticos, escassez de matérias-primas e mudanças regulatórias. Para enfrentar esses desafios, a LG tem diversificado suas fontes de fornecimento, ampliado parcerias estratégicas e adotado tecnologias para otimizar a cadeia de suprimentos. Além disso, a companhia sul-coreana está atenta às mudanças nas políticas de comércio internacional para garantir um fluxo eficiente de importação e exportação.
Operando no Brasil desde 1996, a LG Electronics comercializa no país um extenso lineup de produtos, com mais de 350 itens. A companhia, que fabrica na planta de Manaus a maioria dos produtos vendidos no Brasil, já é considerada a segunda maior operação da LG fora da Coreia, atrás apenas dos Estados Unidos. Com cerca de 3 mil funcionários, a subsidiária brasileira conta com um centro de Pesquisa e Desenvolvimento, assistência técnica e call center próprios.
Anna Karina Silva Pinto, CMO e Head de Marketing da LG Electronics do Brasil, destaca que a multinacional tem um compromisso sólido com a inovação e a excelência operacional na América Latina, principalmente no Brasil.
“Nosso plano de expansão se baseia em três pilares fundamentais: investimento em tecnologia e digitalização, fortalecimento da cadeia de suprimentos e ampliação da presença local para atender melhor nossos consumidores. Estamos investindo em pesquisa e desenvolvimento para oferecer produtos cada vez mais conectados às necessidades dos consumidores latino-americanos, além de reforçar nossas operações fabris para garantir eficiência e competitividade, como a planta de Manaus e a planta da futura instalação na região metropolitana de Curitiba, que chegará em 2026.
Avanços
No final de fevereiro, a LG Electronics assinou um memorando de entendimento para estabelecer esforços conjuntos para facilitar a construção e início de operação da nova fábrica da LGE HOME APPLIANCES na cidade de Fazenda Rio Grande, no Paraná.
De acordo com a empresa, a tecnologia da LG e a capacidade de produção local serão combinadas quando a nova fábrica de eletrodomésticos no país entrar em operação para atender a demanda do mercado. A expectativa da marca é expandir a base de produtos em volume e buscar a liderança também nestes mercados.
Com o estabelecimento de uma nova fábrica no Brasil, a LG espera acelerar não apenas as vendas, mas também reforçar seu comprometimento com o Brasil, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade local através da geração de novos empregos e sempre respeitando o meio ambiente, impacto social e a boa governança.
Como a companhia planeja promover sua expansão e a excelência operacional na região?
A LG Electronics tem um compromisso sólido com a inovação e a excelência operacional na América Latina. Nosso plano de expansão se baseia em três pilares fundamentais: investimento em tecnologia e digitalização, fortalecimento da cadeia de suprimentos e ampliação da presença local para atender melhor nossos consumidores. Estamos investindo em pesquisa e desenvolvimento para oferecer produtos cada vez mais conectados às necessidades dos consumidores latino-americanos, além de reforçar nossas operações fabris para garantir eficiência e competitividade, como a planta de Manaus e a planta de Curitiba, que chegará em 2026.
Quais são os maiores desafios que você espera enfrentar nos próximos meses com este novo cenário das relações econômicas no que tange o fornecimento de matéria-prima e exportação e importação de produtos?
O cenário global continua desafiador, especialmente em relação à volatilidade dos custos logísticos, escassez de matérias-primas e mudanças regulatórias. Para enfrentar esses desafios, a LG tem diversificado suas fontes de fornecimento, ampliado parcerias estratégicas e adotado tecnologias para otimizar a cadeia de suprimentos. Além disso, estamos atentos às mudanças nas políticas de comércio internacional para garantir um fluxo eficiente de importação e exportação.
Quais são as principais necessidades e interesses do cliente na América Latina?
Os consumidores latino-americanos buscam produtos que combinem durabilidade, inovação, eficiência energética e conectividade, sem abrir mão do custo-benefício. Há uma crescente demanda por eletrodomésticos e eletroeletrônicos inteligentes, com tecnologias que facilitem o dia a dia em uma casa cada vez mais conectada, com uma inteligência artificial que seja fácil, prática, assertiva e que entenda rapidamente os hábitos do usuário, o que temos chamado de Inteligência Afetiva. Além disso, a preocupação com sustentabilidade e consumo consciente tem um papel fundamental nas decisões de compra e estamos sempre desenvolvendo soluções orientadas pelo desejo e necessidade do consumidor.
Como você avalia o futuro da LG Electronics na América Latina nos próximos cinco anos, tendo em vista que a companhia possui um know-how bastante amplo de tecnologias que vão até mobilidade?
A LG tem uma visão promissora para a América Latina, com foco na ampliação do portfólio de produtos inteligentes e sustentáveis. Nos próximos cinco anos, pretendemos consolidar nossa presença em novas áreas como mobilidade elétrica, IA aplicada ao lar e soluções para o setor corporativo. Nossa expertise global nos permite adaptar inovações para o mercado latino-americano, garantindo produtos que atendam tanto às demandas atuais quanto às tendências futuras.
O que o mercado brasileiro pode esperar em relação a novos produtos? Neste sentido, qual a importância da planta de Manaus?
O Brasil é um mercado bastante estratégico para a LG, e os consumidores podem esperar produtos cada vez mais alinhados às suas necessidades, como TVs com inteligência artificial avançada, eletrodomésticos conectados e soluções completas para casas inteligentes. A planta de Manaus desempenha um papel essencial nesse contexto, sendo um hub produtivo que garante competitividade e agilidade no fornecimento para toda a região, além de impulsionar a geração de empregos e o desenvolvimento tecnológico local. Mas nossa ideia é ampliar ainda mais essa relação, com a planta voltada para produção de linha branca que estamos preparando, no Paraná, e que poderá atender de forma ainda mais sustentável as necessidades dos nossos consumidores.
Qual é a importância da sustentabilidade nas operações da LG na região?
Sustentabilidade é um pilar estratégico para a LG, e na América Latina estamos focados em reduzir emissões de carbono, aumentar a eficiência energética dos nossos produtos e investir em economia circular. Nossas fábricas já operam com iniciativas de redução de impacto ambiental, e nossos produtos são projetados para consumir menos energia e ter maior durabilidade. Sem contar com nossos programas de reciclagem e logística reversa para minimizar o desperdício eletrônico.
Você pode falar sobre a importância da colaboração e integração internacional (intercâmbio tecnológico) dentro da LG?
Sem dúvida, a inovação na LG é impulsionada pela troca de conhecimento entre nossas unidades globais. Mantemos centros de pesquisa e desenvolvimento em diversos países, permitindo que novas tecnologias sejam testadas e adaptadas para diferentes mercados. Esse compartilhamento de experiências nos permite trazer rapidamente para a América Latina as soluções mais avançadas em inteligência artificial, conectividade e sustentabilidade.
O que você gostaria de dizer aos consumidores da América Latina sobre o compromisso da LG com a criação de uma vida melhor por meio da tecnologia e sobre suas ações ESG?
Nosso compromisso é transformar a vida das pessoas por meio da inovação e da tecnologia responsável. A LG não apenas desenvolve soluções que tornam o dia a dia mais prático e inteligente, mas também tem um forte compromisso com as práticas ESG (ambientais, sociais e de governança). Nosso investimento em sustentabilidade, inclusão digital e eficiência energética garantem que nossa tecnologia contribua para um mundo melhor. Agradecemos a confiança dos consumidores da América Latina e reafirmamos nosso compromisso em continuar inovando com responsabilidade.