TIM investe em capacitação de pessoas autistas para o mercado de trabalho
Operadora reforça compromisso com uma sociedade mais diversa e inclusiva e amplia programa TIM+Diversa com frente de ensino para pessoas com deficiência.
Operadora reforça compromisso com uma sociedade mais diversa e inclusiva e amplia programa TIM+Diversa com frente de ensino para pessoas com deficiência. (Foto: Divulgação)
A TIM amplia suas ações focadas na empregabilidade de pessoas com deficiência e – além de manter iniciativas internas para atração, contratação e desenvolvimento desses profissionais – passa a atuar no ambiente externo com capacitação. A operadora criou uma frente de ensino para o programa TIM+Diversa e irá promover cursos de qualificação para o mercado de trabalho. A primeira turma é voltada para pessoas autistas a partir de 18 anos e com ensino médio completo.
As inscrições para o curso estão abertas até 4 de junho pelo link Link. A jornada formativa presencial acontece na cidade do Rio de Janeiro durante um mês. Serão oferecidos conteúdos técnicos e desenvolvimento socio laboral, incluindo temas como organização, comunicação, interação social, construção de currículo e atuação em entrevista de emprego, pacote office, rotinas administrativas, atendimento ao cliente e metodologias de projeto com foco em Tecnologia da Informação. As pessoas participantes receberão uma bolsa auxílio e, ao final da capacitação, poderão se inscrever em oportunidades da TIM, mas a ideia é formá-las para o mercado de trabalho em geral, estimulando um ciclo virtuoso na sociedade, como destaca Erika Alves, Head de Diversidade & Inclusão da companhia: “na TIM, valorizamos as pessoas justamente pelas suas diferentes vivências e habilidades. Queremos estimular mais empresas a terem esse olhar e entender que um ambiente diverso e com equidade é benéfico não só para a sociedade, mas também para o próprio negócio. Por isso, escolhemos capacitar as pessoas com deficiência de forma ampla, preparando novos profissionais para potencializar o mercado de trabalho”.
O projeto prevê a abertura de novas turmas nos próximos meses. A segunda iniciativa será voltada para pessoas com deficiência visual, auditiva e física, combinando aulas presenciais e remotas. A operadora também lançará uma turma 100% online, ampliando o alcance do TIM+Diversa para outros Estados e para todas as pessoas com deficiência.
Compromisso de longa data
O tema de pessoas com deficiência é um dos cinco pilares do programa de diversidade e inclusão da companhia, estruturado em 2019 para valorizar e apoiar a pluralidade dentro e fora da empresa. Além das ações focadas em empregabilidade, a operadora atua em iniciativas de educação, conscientização e combate ao capacitismo, que é a discriminação contra pessoas com deficiência.
Desde 2021, a TIM integra a Rede Empresarial de Inclusão Social, grupo que reúne organizações engajadas na inclusão deste público no mercado de trabalho. Além disso, a operadora ficou em sexto lugar no Ranking Integridade ESG.
Dentre as iniciativas internas da companhia é destaque o grupo de afinidade Somos+, formado por colaboradores(as) que se engajam no tema da inclusão de pessoas com deficiência e que propõe ações para frentes como recrutamento e seleção, comunicação, voluntariado, educação e acessibilidade. Externamente, a empresa divulga o Guia Deficiência Sem Tabus e apoia projetos como a Bateria do Instituto TIM, que oferece educação musical para crianças, jovens e adultos com e sem deficiência, e a ONG One by One, que proporciona inclusão para famílias com crianças com deficiência física, motora ou neurológica e em vulnerabilidade social.