O Boticário cria a primeira loja do mundo em que a moeda é material reciclável
A Boti Recicla Store é a primeira loja da marca que aceita apenas embalagens recicláveis de cosméticos como pagamento e tem como missão atrair atenção e engajar as pessoas no Mês Mundial da Reciclagem.
A Boti Recicla Store é a primeira loja da marca que aceita apenas embalagens recicláveis de cosméticos como pagamento. (Foto: Divulgação)
Em uma iniciativa que une inovação, propósito e engajamento sustentável, O Boticário lança a BotiRecicla Store — a primeira loja do mundo onde embalagens vazias de cosméticos se transformam em moeda de troca. Totalmente concebida com foco na sustentabilidade, a loja reflete esse compromisso em cada detalhe: da arquitetura e escolha dos materiais aos produtos disponíveis.
A experiência imersiva convida o público a repensar o valor da reciclagem, mostrando, na prática, como atitudes conscientes podem gerar impacto positivo. A campanha marca a estreia da LePub São Paulo na comunicação da marca e teve início no último sábado (17), Dia Mundial da Reciclagem, com um teaser provocativo: uma flagship da marca foi literalmente envelopada e “fechada”, despertando a curiosidade do público com a mensagem: “Não estamos fechando. Estamos reciclando. Aguardem.”
Com assinatura do arquiteto e designer Guto Requena, a Boti Recicla Store foi pensada para ser totalmente sustentável e todo o material utilizado na execução dela será reaproveitado em iniciativas relacionadas à sustentabilidade.
“O Boti Recicla Store é um convite para que os consumidores participem ativamente de um movimento de transformação. Ao trocar embalagens pós consumo vazias de cosméticos por produtos icônicos, reforçamos nosso compromisso com a beleza que se preocupa com o futuro — incentivando o descarte consciente e mostrando que pequenas atitudes geram grandes impactos. Sustentabilidade sempre foi um valor essencial para O Boticário, e seguimos investindo em iniciativas que unem inovação, engajamento e responsabilidade ambiental”, afirma Carolina Carrasco, Diretora Branding e Comunicação do Grupo Boticário.
“Criar a primeira loja do mundo onde embalagens pós consumo vazias de cosméticos viram forma de pagamento é uma forma inovadora e simbólica de mostrar o valor de reciclar seu resíduo, deixando o assunto atrativo, e trazendo sustentabilidade de forma tangível, desejável e criativa”, comenta Felipe Cury, copresidente e CCO da LePub São Paulo.
Como participar
A Bota Recicla Store acontece no mês em que se celebra o Dia Internacional da Reciclagem e estará aberta exclusivamente nos dias 23, 24 e 25 de maio, na loja conceito de Pinheiros — localizada na Rua dos Pinheiros, 315. O espaço foi totalmente transformado para proporcionar uma experiência imersiva e sustentável, reforçando o compromisso de O Boticário com a inovação e o cuidado com o planeta.
Dentro da loja, uma balança high-tech desenvolvida exclusivamente para a Boti Recicla Store será capaz de reconhecer o peso das embalagens que cada pessoa coloca nela, liberando automaticamente os créditos para serem usados na hora. Além disso, a balança também calcula quanto de CO2 foi economizado para o planeta a cada participação.
Consumidores poderão trocar embalagens vazias de qualquer marca de cosméticos por itens exclusivos, como uma prancha de surf do medalhista olímpico Gabriel Medina ou um fone de ouvido do DJ e produtor musical Alok. Cada produto icônico terá um valor diferente, começando a partir de 700 gramas de embalagens vazias.
Além disso, outros produtos de Boti e experiências também estarão disponíveis para serem adquiridos, como cortes de cabelos com especialistas da marca TRUSS em que os fios serão destinados para o projeto Fiotrar, uma iniciativa apoiada pela Fundação Grupo Boticário, a favor da conservação do ambiente marinho, pois desenvolve mantas com alta capacidade de absorção de óleo derramado no oceano.
Durante o período da ação, a flagship de Pinheiros estará totalmente dedicada à experiência, sem a comercialização de outros produtos da marca.