Walter Angst, CEO Lindt no Brasil, fala do crescimento da marca suíça de chocolates premium no país

No Brasil, a Lindt & Sprüngli é distribuída desde 1969 nos melhores supermercados e empórios e, desde 2014, possui operação própria no país.

Walter Lindt (1)Walter Angst, CEO Lindt no Brasil. (Foto: Divulgação)

Fundada há 179 anos, em Zurique, a Lindt & Sprüngli é líder mundial no setor de chocolates premium e, atualmente, possui doze unidades de produção na Europa e nos EUA e mais de 14 mil funcionários. Os produtos da marca são distribuídos por 26 subsidiárias pelo mundo, além de uma rede global de cerca de 100 distribuidores independentes. No Brasil, a Lindt & Sprüngli é distribuída desde 1969 nos melhores supermercados e empórios e, desde 2014, possui operação própria no país. Atualmente a filial brasileira emprega mais de 500 funcionários e opera 76 lojas próprias.

À frente de operação no Brasil está Walter Angst, um executivo sênior com experiência em empresas multinacionais como Apple Computer, Coca-Cola, Aryzta e Lindt & Sprüngli, com um histórico de sucesso consistente. Profissional com mentalidade internacional, visão global e forte espírito empreendedor, líder proativo com ampla experiência e sucesso comprovado no desenvolvimento de estratégias e novas oportunidades de negócios. Nascido em Zurique, Angst é formado em Administração de Empresas e Psicologia pela Universidade de Zurique. Ocupou posições de liderança em vendas e marketing antes de entrar na Lindt em 2006, onde foi Diretor de Vendas na Espanha, General Manager em Portugal, Diretor de Vendas Internacionais na Suíça e CEO Irlanda. Desde 2018, vive no Brasil como Diretor para a América Latina e CEO da Lindt Brasil.

Com 10 anos de operação própria no país, quais as perspectivas de crescimento e expansão da marca no Brasil nos próximos anos?

O Brasil é o sexto maior mercado de chocolate no mundo, com uma alta penetração, mas ainda com baixo consumo per capita (kgs) comparado com países mais desenvolvidos e baixa representatividade de chocolates premium. Quando comparamos com outros segmentos, como cerveja e café, ainda temos muito espaço para crescer e premiumizar a categoria. Hoje focamos em trazer opções presenteáveis e produtos de alto valor agregado, como por exemplo, nossos tabletes com diferentes graduações de cacau.

Em termos de portfólio, estamos sempre em busca de trazer novidades para atender a demanda e expectativa dos consumidores, inclusive com produtos exclusivos para o mercado brasileiro, como os ovos de Páscoa e panetones, no período do Natal. Junto com o portfólio correto, temos uma estratégia bem clara de expansão das nossas lojas próprias, ganhar capilaridade através das lojas de autosserviço e expansão de cobertura dos canais digitais, para alcançar cada vez mais consumidores com nossas marcas.

Quais as principais características do consumidor brasileiro da marca em comparação a outros mercados?

Com o passar dos anos, percebemos que o consumidor brasileiro procura, cada vez mais, produtos de alta qualidade e está disposto a pagar mais por chocolates premium, porque a diferença no sabor é perceptível. O consumidor também está mais exigente e busca informações detalhadas sobre origem do produto e qualidade dos ingredientes. Esses comportamentos já estão bem avançados em outros mercados mais desenvolvidos.

O que o consumidor tem procurado enquanto novidade, linhas mais saudáveis, novos sabores?

Os consumidores de chocolate têm buscado algumas tendências e novidades no mercado. Estão cada vez mais conscientes sobre a saúde e bem-estar, e isso se reflete nas suas escolhas de chocolate, o que aumenta a procura por chocolates com maior teor de cacau (dark), menos açucar e menos gordura, por exemplo. Para isso, temos em nosso portfólio as linhas Hello Vegan, oferecendo opções veganas, e os nossos tabletes sem adição de açúcares, ambos à venda no Brasil.

Novos sabores e texturas também são relevantes na escolha por um chocolate, o brasileiro gosta de experimentar coisas novas. Neste caso, buscamos inovar trazendo novos sabores para nossa tradicional linha LINDOR, carro chefe da Lindt e mais vendida no mundo. O LINDOR tradicional de chocolate ao leite é nosso ícone, mas temos sabores diferenciados como: Duplo Chocolate, Blood Orange, Napolitans, Stracciatella, Caramelo e Flor de Sal, Framboesa, Coco. Além disso, inovamos sempre nas embalagens presenteáveis, a cada sazonal, e buscamos estar presentes também nas datas mais corriqueiras com nossas latas e caixas, nas vendas a granel. Ainda sobre inovação, toda Páscoa fazemos lançamentos de Ovos, e em 2024 lançamos pela primeira vez um bolo de Páscoa. Natal também é uma data importantíssima para Lindt, nossos panetones são feitos com ingredientes importados, assados aqui para garantir que chegarão frescos na mesa dos brasileiros, e buscamos inovar criando sabores exclusivos para o paladar nacional. Vale mencionar que eles já ganharam muitos prêmios em diversas degustações.

Outra tendência que está em alta é a preocupação com a sustentabilidade e a ética na cadeia de produção. Nesse sentido, estamos muito preparados para atender a demanda dos consumidores.

Com um cliente cada vez mais omnichannel, qual a importância hoje do PDV para promover experiência de marca?

Nossas lojas próprias são essenciais para construir e estabelecer a marca no Brasil. Nosso propósito é encantar os brasileiros com chocolate e encantar vai muito além de apenas vender para consumir, não estamos falando de uma ação transacional. Queremos oferecer a melhor experiência e encantar o consumidor do começo ao fim. O primeiro contato é com nossos chocolates, que são excepcionais, de qualidade, inovação e excelência indiscutíveis, depois o espaço e ambientação das nossas lojas, que são aconchegantes e fazem com que as pessoas queiram entrar, ficar e voltar sempre. Por fim, prezamos por um atendimento impecável, competente e acolhedor, feito por pessoas apaixonadas pelo que fazem.

Como a empresa tem atuado nos diferentes eixos do ESG e da produção sustentável?

Qualidade e excelência são pilares inegociáveis da Lindt e isso fica muito claro quando comemos qualquer chocolate da marca. Na Lindt, assumimos a responsabilidade do "bean to bar" - do grão à barra. Ou seja, nós somos responsáveis pela seleção dos grãos de cacau até a produção do chocolate finalizado. Ter um cacau de qualidade está no coração do nosso chocolate, é a nossa principal materia prima, e por isso, globalmente desenvolvemos nosso próprio modelo de fornecimento sustentável de cacau, o Lindt & Sprungli Farming Program. O programa tem como principal objetivo apoiar as familias produtoras de cacau, capacitando-as, ajudando assim a criar um ambiente saudável de trabalho, aumentar os lucros, reduzindo o risco de trabalho infantil e encorajando práticas sustentáveis, para conservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais. Atualmente, 100% dos nossos grãos de cacau são rastreáveis, provenientes do nosso Farming Program desde 2020, verificado por um terceiro independente (Earthworm Foundation). Nosso objetivo é que até 2025 todos os produtos derivados do cacau sejam rastreados, inluindo sementes, manteiga de cacau, pó de cacau e massa de chocolate.

Quais os maiores desafios de empreender no Brasil, especialmente com um produto voltado para classes mais altas?

Nosso desafio é fazer com que cada vez mais brasileiros experimentem nosso produto e mostrar o valor agregado que o produto tem. Uma vez que as pessoas provam, elas viram consumidoras da marca, porque nossos produtos oferecem uma qualidade indiscutível. E, para isso, precisamos estar presente no dia a dia dos consumidores, aumentar o conhecimento da nossa marca nacionalmente e estar disponível nos canais em que os brasileiros compram.