'A música me move': como a Chilli Beans transformou cultura em motor de crescimento

Marca aposta em colaborações com potencial emocional para gerar engajamento, diferenciação e performance comercial.

Crédito_ Claudio Gatti(4)Caito Maia, fundador da Chilli Beans. (Foto: Claudio Gatti/Divulgação)

Os Beatles não foram apenas uma banda, foram um movimento cultural que mudou o cenário da música, da moda e da juventude no século 20. De Liverpool para o mundo, John, Paul, George e Ringo redefiniram o conceito de criatividade artística com suas melodias inovadoras, mensagens atemporais e uma estética visual inconfundível. Mais de 60 anos após sua estreia, o impacto do quarteto segue pulsando nas playlists, nas ruas, e nas referências da moda. É justamente nesse universo que a Chilli Beans, maior marca de óculos escuros da América Latina, mergulha para lançar sua nova coleção exclusiva.

A influência dos Beatles vai além dos acordes. A simbologia da faixa de pedestres da Abbey Road, os portões do Strawberry Fields, os uniformes de Sgt. Pepper’s, as letras de Let It Be e Help!; tudo se transformou em ícones visuais de uma era que continua a inspirar gerações. Assim, homenageando a banda com peças que contam histórias por meio do design, a nova linha busca fazer parte dessa história. Cada modelo tem acabamentos diferenciados como madeira e cristais.

A música é um dos pilares fundamentais da marca, e assim cada modelo traduz um fragmento da trajetória da banda em linguagem visual, tornando-se não apenas um item de moda, mas um tributo emocional para fãs e admiradores da cultura pop. "A música me move. Ela sempre fez parte da minha vida e da história da Chilli Beans. Os Beatles são uma das maiores referências nesse universo, e homenageá-los com uma coleção é algo que faz todo sentido pra gente e é uma coleção que sempre performa muito bem", afirma Caito Maia, fundador da Chilli Beans.

Outros palcos

A Chilli Beans iniciou suas atividades no final dos anos 90, sob o comando do empresário Caito Maia. Vinte anos depois, se consolida como a maior rede especializada em óculos escuros da América Latina, com mais de 1000 pontos de venda, incluindo Brasil, Bolívia, Colômbia, Peru, Chile, México, Estados Unidos, Portugal, Kuwait e Tailândia. Tendo o fast fashion como plataforma de negócios, com lançamentos de 10 novos modelos por semana, a Chilli Beans foi pioneira no conceito de ótica self service, que permite ao cliente manusear e experimentar os produtos, e a primeira com PDVs monomarca no segmento. Recentemente, a marca tornou-se case de estudos na Harvard Business School, onde Caito Maia, presidente da Chilli Beans, contou sua história de sucesso.

Neste ano, a Chilli Beans também reforçou seu compromisso com a cultura sendo uma das mais novas apoiadoras do musical Wicked, que retornou aos palcos, em São Paulo. Com a nova parceria, todos os óculos usados pelos personagens fazem parte do portfólio da Chilli Beans, incluindo modelos de grau e óculos de sol.

O musical Wicked, que teve sua estreia nos cinemas em novembro de 2024, alcançou um enorme sucesso de público e crítica, arrecadando mais de 700 milhões de dólares nas bilheteiras e conquistando dois Oscars. A peça foi a principal inspiração para o longa-metragem e sua volta aos palcos brasileiros gera grandes expectativas. "Nós, da Chilli Beans, temos o imenso prazer de nos unirmos a um fenômeno como Wicked, principalmente por sermos uma empresa cujos principais pilares são a cultura e a música. Acreditamos que este apoio é uma oportunidade única de apoiar a produção cultural e fortalecer ainda mais o nosso vínculo com as experiências que fazem parte da vida de tantas pessoas”, diz Maia.

Mercado

A maior marca de óculos escuros da América Latina é a décima com mais operações fora do Brasil e a 12ª maior franquia do país pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). Atualmente possui 25% de market share no Brasil e procura ganhar cada vez mais mercado. Assim, a Risqué, marca líder nacional em esmaltes que pertence ao Grupo Coty no Brasil, e Chilli Beans, se uniram para o lançamento de uma grande cross collab, com as duas marcas desenvolvendo produtos exclusivos em seus respectivos portfólios.

Essa parceria inédita reforça a sinergia entre cultura, moda e beleza através de duas marcas inovadoras. “A Coty é uma marca centenária e icônica no universo da beleza. E a Risqué é sinônimo de atitude e estilo, tudo a ver com a Chilli Beans. Duas marcas brasileiras protagonizando uma cross collab no segmento de beleza, não tenho dúvidas de que será um novo momento no universo das colaborações”, comenta o fundador da Chilli Beans.