Malu Nachreiner, Bayer: 'Desempenhamos papel crucial no avanço sustentável da agricultura no Brasil e no mundo'

CEO da Bayer Brasil e presidente da divisão agrícola da companhia no país mira nos desafios ESG.

12.07.2023 BAYER FINALIZADAS96 (1)Malu Nachreiner, primeira mulher a comandar o Grupo Bayer no Brasil. (Foto: Divulgação)

Em novembro de 2021, pela primeira vez, uma mulher passou a comandar o Grupo Bayer no país. Naquele momento, Malu Nachreiner tinha como missão consolidar as transformações que a companhia estava passando nos anos anteriores, tendo como foco a colaboração, a inovação e a sustentabilidade.

Dois anos depois, a executiva colhe os frutos de inúmeras iniciativas e do compromisso em ampliar as sinergias entre as três divisões de negócio da empresa (Crop Science, Consumer Health e Pharmaceuticals). A Bayer tem desenvolvido diversas ações para que a companhia cumpra uma série de compromissos de sustentabilidade até 2030; entre eles, tornar-se neutra em carbono, reduzir 30% as emissões de gases do efeito estufa das culturas-chave nas principais regiões em que atua e reduzir em 30% o impacto ambiental de seus produtos para proteção de cultivos.

Malu destaca que a agricultura é uma indústria a céu aberto, sujeita a adversidades constantes como condições climáticas imprevisíveis e ameaças de pragas e doenças. “Esses desafios exigem investimentos contínuos em inovações para proteger as colheitas, aumentar a produtividade e garantir a sustentabilidade. Além disso, a crescente demanda global por alimentos, impulsionada pelo aumento populacional e pelos impactos causados pelas mudanças climáticas, coloca pressão adicional sobre o setor”, analisa.

12.07.2023 BAYER FINALIZADAS80 (1)Malu destaca que a agricultura exige investimentos contínuos em inovações. (Foto: Divulgação)

Ambição

“Enxergamos esses desafios como oportunidades para desenvolver soluções que não apenas impulsionem a produtividade, mas também promovam a agricultura regenerativa. Nossa ambição é continuar avançando com essa agenda, impactando positivamente agricultores, meio ambiente e sociedade”, diz. Como fruto desta inovação, a Bayer oferece portfólio único do mercado ao produtor rural, com aumento de produtividade, bem-estar social e econômico, melhoria da qualidade do solo, mitigação das mudanças climáticas, conservação da água e preservação e restauração da biodiversidade.

Pesquisa

Depois de iniciar a carreira na empresa há 20 anos, como estagiária, a executiva já ocupou posições de liderança nas áreas de Vendas, Marketing e Gerenciamento de Produtos. Agrônoma formada pela Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), com MBA Executivo pela Universidade de Pittsburgh, é a primeira mulher a liderar a multinacional no Brasil e mantém um olhar preciso sobre a importância da pesquisa e da ciência para o agro.

“Desempenhamos papel crucial no avanço sustentável da agricultura no Brasil e no mundo, investindo globalmente mais em pesquisa do que qualquer outra empresa do setor: são cerca de € 2,8 bilhões destinados anualmente ao desenvolvimento de melhoramento genético, biotecnologia, química, produtos biológicos e ciência de dados. Trabalhamos em inovações para atender às necessidades atuais e futuras deste mercado”, pontua.

A CEO enfatiza que a Bayer considera o agricultor um parceiro essencial no processo de co-criação e aprimoramento de inovações que fazem a diferença no campo. “No Brasil, buscamos entender as particularidades que diferem os produtores de norte a sul – com o apoio de um time de representantes técnicos que conhecem o mercado e os desafios diários desses produtores”, finaliza.