O Bar Crenn de São Francisco é primeiro restaurante dos EUA a servir frango criado em laboratório

Dominique Crenn preparou um prato com aves cultivadas em laboratório da Upside Foods.

Bar-Crenn-Cultivated-ChickenPrato feito com frango cultivado em células.

Dominique Crenn não serve carne em nenhum de seus restaurantes desde 2018. Mas tudo mudou no fim de semana.

A chef três estrelas Michelin adicionou ao cardápio do Bar Crenn em 1º de julho um prato feito com frango cultivado em células da Upside Foods. Isso marcou a primeira vez que tal produto foi servido a clientes nos Estados Unidos.

“É realmente uma honra servir o frango cultivado da Upside no Bar Crenn e introduzir a carne cultivada nos Estados Unidos”, disse Crenn em um comunicado. “É a primeira vez que a carne volta ao meu cardápio desde 2018, porque Upside Chicken é a primeira carne que me sinto bem em servir. Do seu sabor e textura requintados ao aroma e à forma como cozinha, o Upside Chicken é simplesmente delicioso e representa um passo significativo para um sistema alimentar mais sustentável e compassivo.”

Crenn parou de oferecer carne aos clientes há cinco anos, em grande parte devido a suas preocupações sobre como a produção de carne estava afetando o meio ambiente. Outros chefs requintados seguiram o exemplo, com restaurantes de primeira linha como o Eleven Madison Park mudando para menus à base de vegetais. Mas agora, com marcas como a Upside Foods recebendo aprovação do FDA e do USDA para vender sua carne cultivada em laboratório aos consumidores, os chefs têm um novo caminho a explorar quando se trata de produtos de origem animal.

No Bar Crenn, o frango cultivado é frito em uma massa de tempurá com infusão de recado negro (mistura de especiarias de Yucatán), depois servido ao lado de aioli de pimentão queimado e flores e verduras comestíveis da Fazenda Bleu Belle de Crenn. É banhado em um recipiente preto feito à mão decorado com o logotipo da Crenn e desenhos de inspiração mexicana. Para experimentar o novo prato pela primeira vez, os clientes foram escolhidos por meio de um concurso nas redes sociais.

“A venda histórica do frango cultivado da Upside no Bar Crenn marca oficialmente a estreia da carne cultivada no mercado dos EUA”, disse Uma Valeti, CEO e fundador da Upside Foods, em comunicado. “Representa um salto gigante em direção a um mundo onde as pessoas não precisam mais escolher entre os alimentos que amam e um planeta próspero. Mal posso esperar para que mais pessoas deem sua primeira mordida – é um momento mágico que inspira um mundo excitante de novas possibilidades.”

O frango Bar Crenn é apenas o começo de experimentos de chefs notáveis ??com carne cultivada: José Andrés disse que serviria aves cultivadas da Good Meat em um de seus restaurantes em Washington, DC, e Marcus Samuelsson investiu no Aleph Cuts cultivado em laboratório bifes, que ele também oferecerá em seus restaurantes assim que obtiverem a aprovação regulatória. Parece que a carne cultivada pode ser apenas a próxima fronteira de alta gastronomia.