Julio Okubo lança coleção de joias em madeira de manejo sustentável, ouro rastreado e pérolas para o Natal
Marca anuncia a campanha ‘Refloreste-se’ em meio à Amazônia.
Marca anuncia a campanha ‘Refloreste-se’ em meio à Amazônia.
A joalheria brasileira Julio Okubo apresenta ‘Refloreste-se’, coleção de joias que une luxo e sustentabilidade, e tem a Amazônia como tema central. Com olhar sensível para a preservação da natureza, a marca revela itens que são verdadeiras obras de arte, valorizando a grandiosidade da maior floresta equatorial do mundo. A coleção - que será a novidade neste Natal - surge como um convite ao consumo consciente, que reforça a responsabilidade ambiental.
A nova campanha da Julio Okubo carrega a mensagem de reflexão sobre a relação entre o ser humano e o meio ambiente. A metáfora "reflorestar-se" sugere uma transformação interna em que além de cuidar da natureza é necessário cuidar de si mesmo. Esse conceito busca despertar a conscientização, inspirando as pessoas a se conectarem com as próprias ações e, consequentemente, com o planeta. Segundo Maurício Okubo, CEO da Julio Okubo, a ideia de fazer uma ação na região do bioma vem sendo desenvolvida há três anos. Representa um sonho antigo dele e da família Okubo, que agora vira realidade, reforçando os laços familiares e o significado especial que o lugar tem para eles.
Para compor a campanha, a Julio Okubo selecionou três modelos de diferentes etnias, que refletem a pluralidade da marca e da floresta. Entre elas, está a indígena Kim Puremuna em uma homenagem à Amazônia, onde o ensaio de fotos foi realizado. “A presença de Kim, com as demais modelos, foi fundamental para capturar a essência do momento. Sua conexão com o local trouxe autenticidade e reforça a importância da preservação cultural e ambiental em cada joia”, comenta Maurício Okubo.
A coleção conta com mais de 40 joias, parte confeccionadas em maçaranduba - madeira de manejo sustentável fornecida por uma comunidade da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, na Amazônia. O material é extraído sob os rígidos padrões locais, técnicas que respeitam o tempo da floresta e suas peculiaridades. Os lançamentos contam também com gemas preciosas como safiras, esmeraldas, diamantes, topázios, turmalinas e pérola dourada.
Por trás do design
‘Refloreste-se’ reflete a rica simbologia da Amazônia em cada detalhe. Uma das joias foi inspirada na árvore sumaúma, conhecida como "árvore da vida". As joias capturam sua presença ancestral e o papel fundamental de suas raízes, que sustentam o ecossistema. As curvas sinuosas dos rios amazônicos, também representadas, traduzem o fluxo contínuo e a vitalidade do bioma. O uso de madeira de manejo sustentável valoriza os recursos naturais, enquanto o Tsuru (origami que simboliza esperança e fé) é reinterpretado em adornos que trazem resiliência e renovação, unindo o design à essência espiritual da natureza.
“A Amazônia é uma fonte inesgotável de inspiração, não só pela beleza, mas por sua força e capacidade de regeneração”, explica Célia Kina, designer da Julio Okubo. “O processo de criação foi pensado nas formas da natureza, com toda sua imensidão e riqueza da fauna e da flora. Queremos transmitir a dança das raízes, a elegância das árvores e, principalmente, o sentido de ‘semear’. Cada joia traz linhas delicadas, retratando o crescimento e a esperança de que algo bom seja cultivado.”, finaliza a designer.
Rastreabilidade do ouro
O futuro do luxo sustentável tem sido moldado por marcas como a Julio Okubo, comprometidas com práticas éticas e responsáveis. Com ‘Refloreste-se’, a marca se estabelece como pioneira no segmento de joalherias conscientes, integrando a preservação ambiental à sua essência. Ao escolher a região que abrange a maior floresta tropical do mundo como cenário, a campanha de Natal 2024 simboliza a interdependência entre a natureza e a humanidade, convidando o público a refletir sobre o impacto de suas escolhas e a valorizar um luxo que respeita e protege o planeta.
Para completar o ciclo sustentável do lançamento, a Julio Okubo lança o compromisso com a produção de suas joias em ouro rastreável, garantindo que todo o processo siga padrões éticos e transparentes. “Com mais essa iniciativa, nos posicionamos na batalha contra o garimpo ilegal. É um grande passo para a nossa história”, explica Maurício Okubo.
As novidades não param por aí. O projeto também busca envolver os consumidores na causa da sustentabilidade por meio do consumo consciente. Cada joia da coleção não é apenas um item de luxo, mas um símbolo de renovação. “A cada venda, o cliente contribuirá para o reflorestamento da maior floresta tropical do mundo, a partir do plantio de 01 árvore na floresta”, conta o CEO. A meta da joalheria é plantar, pelo menos, três mil árvores ao longo dos próximos meses.
Toda a proposta foi amparada e co-criada pelo IDESAM (Instituto de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia), organização não governamental.