SP-Arte 2025 expande horizontes e reforça conexões globais
Com cerca de 200 expositores, 21ª edição do evento amplia sua estrutura e aposta em novos diálogos entre arte, design e mercado, trazendo colaborações inéditas e exposições inovadoras.
Evento amplia sua estrutura e aposta em novos diálogos entre arte, design e mercado, trazendo colaborações inéditas e exposições inovadoras.
Maior plataforma do mercado de arte e design brasileiro, a SP-Arte 2025 movimenta a capital paulista entre os dias 2 e 6 de abril. Realizado no Pavilhão da Bienal, o evento se consolida como ponto de encontro de artistas, designers, galeristas, colecionadores e pesquisadores. Além de refletir o momento do setor, a feira serve como uma vitrine para os projetos que irão guiar a programação das galerias e estúdios ao longo do ano.
55design anuncia uma colaboração inédita com o artista plástico Vik Muniz.
Em sua 21ª edição, a feira recebe cerca de 200 expositores, incluindo galerias de arte, estúdios de design, editoras, espaços independentes e instituições culturais. Este ano o evento também expande a sua estrutura e reforça sua programação no terceiro andar, batizado de Palco SP-Arte e ainda promete boas conversas com artistas consagrados na Arena Iguatemi. O espaço contará com debates inéditos sobre mercado e colecionismo, reunindo convidados nacionais e internacionais.
Pintura do artista goiano Siron Franco
Entre as galerias de arte estabelecidas, destacam-se Almeida & Dale, Fortes D’Aloia & Gabriel, Mendes Wood DM, Vermelho, Casa Triângulo e Luisa Strina. Nomes da nova geração também entram na programação como Flexa, Galatea, Mitre, Gomide&Co e Martins&Montero. Reforçando sua conexão com o cenário internacional, a feira recebe galerias como Continua (Itália), Sur e Piero Atchugarry (Uruguai), Salar (Bolívia), RGR (México) e as estreantes Cecilia Brunson e Andrea Brunson, do Reino Unido e Chile, respectivamente.
O setor de design, que ganha mais relevância a cada edição, recebe ainda mais destaque em 2025. Entre os estúdios e marcas presentes está a +55design, que anuncia uma colaboração inédita com o artista plástico mundialmente reconhecido Vik Muniz. Inspirada em memórias afetivas e na estética lúdica das casas de bonecas, a coleção Arquétipos desafia as noções tradicionais de escala e função, apresentando móveis com proporções exageradas e detalhes feitos à mão.
Outro destaque é a exposição Inteligência Material, curada por Livia Debbane e Camilo Oliveira. Patrocinada pela Arauco, a mostra explora como a interação entre designer e material escolhido molda a peça final, enfatizando o trabalho de jovens talentos.
O díptico de Francis Alÿsm exposto no estande da Galatea.
Adriana Yazbek Luminária Tua e Sagi, 2024.