Arquitetura contemporânea, estilo Art Déco e iluminação natural: o charme do apartamento carioca de David Bastos

Estrutura e divisões de espaços foram mantidas como no projeto original de 1940, em Copacabana.

IMG_6074Estrutura e divisões de espaços foram mantidas como no projeto original de 1940, em Copacabana.

Em 40 anos de carreira, David Bastos se tornou um dos arquitetos mais importantes do país. Seu trabalho, pautado na diversidade, ousadia e observação é referência para diversos profissionais da área. Seu estilo e linguagem são inconfundíveis, reconhecidos em centenas de projetos. Entre tantos, um deles vem se destacando: o apartamento de 250m2 no Edifício Rio Verde, erguido na década de 1940, no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, e cujo proprietário é o próprio Bastos. “A data e o estilo da construção Art Déco, a lembrança dos imóveis dessa época em Paris e a luminosidade do Rio foram inspirações”, diz o arquiteto.

IMG_6239A conexão do arquiteto com a Cidade Maravilhosa reflete no apartamento. 

Bastos quis preservar a originalidade do prédio antigo, em processo de tombamento, e as características do apartamento, com poucas interferências. “Toda a estrutura e as divisões de espa- ços do imóvel foram mantidas, com revitalizações. A área molhada foi reestrutura- da, o que nos permitiu abrir três salas de banho, lavabo e despensa”, descreve ele. O arquiteto pensou em cada detalhe, especialmente em materiais usados nos banheiros, nas varandas e na cozinha, tudo para manter as características da época.

IMG_6112Sala de jantar: bom gosto e aconchego.

Nascido no Rio de Janeiro – ao contrário do que pensam, foi com dois anos de idade para Salvador, na Bahia – David Bastos tem uma conexão com a cidade maravilhosa. Essa energia se reflete no apartamento com piso restaurado, pórticos de mármore, lavabo espelhado e uma sublime iluminação natural. “É um novo tamanho, uma nova maneira e estilo de fazer a arquitetura e decoração”, diz o arquiteto. “O caminho seguido na execução desse apartamento saiu da minha alma".