Liliane Dutra: Carrefour Property, inaugura primeira fase do complexo Alto das Nações

Tendências do varejo físico geram círculo virtuoso e impactam o mercado imobiliário.

SA VarejoLiliane Dutra, CEO do Carrefour Property. (Foto: Divulgação)

Exemplo de projeto da área imobiliária para o varejo e seguindo as tendências de omnicanalidade e de share of life (participação na vida), o Grupo Carrefour Brasil, por meio de sua unidade de negócios e gestão imobiliária, o Carrefour Property, inaugurou a primeira fase do complexo Alto das Nações, projeto desenvolvido em parceria com a incorporadora WTorre. Simbolicamente, o lançamento está localizado no terreno do primeiro hipermercado do Carrefour no Brasil, aberto em 1975, na Avenida Nações Unidas, no eixo Berrini/Chucri Zaidan, na capital paulista.

O projeto já é considerado promissor e inovador, sendo um complexo multiuso de 320 mil metros quadrados, composto de torres mista, residencial e comercial, um novo e moderno hipermercado Carrefour e o Paseo Alto das Nações, novo centro comercial que será administrado pelo Carrefour Property.

“O Alto das Nações é um grande marco na história do Grupo no país. Além de sermos a maior companhia de varejo da América do Sul e o maior empregador privado do país, mostramos nossa força também na área imobiliária, com um projeto inovador, rentabilizando e valorizando os ativos da companhia”, celebra Stephane Maquaire, CEO do Grupo no Brasil.

Stéphane Maquaire | Carrefour GroupStephane Maquaire, CEO do Grupo no Brasil. (Foto: Divulgação)

“Com mais de 5 mil metros quadrados de área bruta locável, com mais de 40 lojas, o centro comercial, o Paseo Alto das Nações, proporciona conveniência, opções de serviço, lazer e gastronomia, para atender as necessidades dos clientes do hiper e moradores e usuários do complexo”, explica Liliane Dutra, CEO do Carrefour Property.

Fluxo constante

Marco de Oliveira é eleito novo CEO do Atacadão após dois anos de  co-liderança - Mercado&ConsumoMarco Oliveira, CEO do Atacadão. (Foto: Divulgação)

O atual processo de fusões e aquisições também revela a importância das lojas físicas para o setor. O Atacadão, maior atacadista brasileiro em número de lojas e com abrangência nacional, segue expandindo suas unidades no estado de São Paulo e anunciou sua chegada em São Caetano do Sul. A abertura marca a sua 309ª loja, resultado do plano de expansão e às conversões que aconteceram após o Grupo Carrefour Brasil ter concluído a aquisição do Grupo BIG. Em 2022, a rede chegou a fazer 58 inaugurações.

“O ano de 2022 foi marcante para o Atacadão, além de celebrarmos os 60 anos da rede, conseguimos converter 38 lojas após a aquisição do Grupo BIG, e abrimos organicamente 20 novas unidades. Estamos iniciando 2023 com a chegada da marca na região de São Caetano do Sul, mais uma loja no estado de São Paulo. Ao longo do ano, vamos seguir convertendo e inaugurando unidades, além de expandir nossos negócios internacionalmente, apresentando o nosso formato de cash & carry na França”, afirma Marco Oliveira, CEO do Atacadão.

Já o Makro Brasil firmou acordo com o Grupo Muffato para a venda de imóveis e determinados ativos relativos a 16 lojas e 11 postos de combustível.

“Em um mundo em constante mudança, estamos sempre analisando nossos negócios, em busca de maior eficiência, produtividade e novas oportunidades. Nesse contexto, fomos contatados pelo Grupo Muffato, que identificou imóveis e ativos extremamente valiosos para o desenvolvimento de seu próprio negócio de varejo no país, e fez uma oferta por tais imóveis e ativos. Assim, o Makro Brasil decidiu seguir com a venda desses imóveis e ativos”, disse Antero Filippo, CEO do Makro Brasil.

Novas Perspectivas

Para Juliano Mortari, CEO da VarejOnline, os novos investimentos realizados em lojas físicas devem focar em personalizar cada vez mais a jornada de compra, oferecendo experiências exclusivas para os visitantes e fortalecendo o relacionamento entre cliente e marca. “O ano de 2023 começou com duas palavras muito importantes para o setor: tecnologia e fricção. Com isso, o varejo físico deve ficar cada vez mais tecnológico e com menos fricção nas jornadas”, destaca Mortari, ERP para gestão de lojas próprias, redes de franquias e pontos de venda (PDV).

Desdobrando a omnicanalidade, espera-se que os executivos do ramo varejista - aqueles que ainda não expandiram suas vertentes - comecem a fazê-lo, integrando cada vez mais os seus canais físicos e digitais. “O objetivo é oferecer autonomia aos consumidores, que podem comprar na loja e receber em casa ou comprar em casa e retirar na loja. O varejo omnichannel veio para ficar, e deve se aprimorar neste ano”, acrescenta o CEO da VarejOnline. 

Capacidade logística

Para acompanhar o ritmo de expansão do Assaí Atacadista e oferecer suporte à operação no Estado de São Paulo, a companhia acaba de inaugurar seu 12º Centro de Distribuição (CD) no país, na cidade de Arujá, região metropolitana da capital paulista. Com a nova operação, o Assaí dobra a capacidade logística no Estado paulista. Além disso, gerou mais de 500 novos postos diretos de trabalho.“Com mais lojas e um acelerado plano de expansão para os próximos anos, precisamos ser eficientes no abastecimento para acompanhar este crescimento. Operamos no segmento de atacarejo, o que implica que parte dos estoques estão nas próprias lojas e a maioria das entregas são feitas diretamente nelas.

Entretanto, nossos CDs são importantes para auxiliar nossa operação de abastecimento, nos tornando cada vez mais ágeis para manter as nossas unidades bem abastecidas e dentro do padrão de qualidade esperado pelos clientes”, explica Wlamir dos Anjos, vice-presidente Comercial e de Logística do Assaí. A empresa deve chegar a 300 lojas em 2023, e a aquisição de 70 pontos comerciais de hipermercados realizada em 2021 – destes, cerca de 30 unidades estão localizadas no Estado de São Paulo, já são um dos motores de aceleração dessa estratégia.

Novo hipermercado Carrefour

•  A nova unidade atende as necessidades dos clientes com Drogaria, Cartão Carrefour, Self-Check Out - onde o próprio cliente passa os produtos e conclui o pagamento das compras -, além do e-commerce, que conta com:

• In Store Picking onde a separação dos produtos que são comprados via e-commerce e/ou app Meu Carrefour é realizada diretamente das gôndolas dessa loja, com a entrega para os clientes em até 2 horas;

• Click & Retire: formato que consiste nas compras realizadas via e-commerce e/ou app Meu Carrefour, a qual o cliente opta por retirar na loja;

• Entregas Parceiras: são feitas pelos parceiros como Rappi, Cornershop e iFood.