Bombril se reestrutura e está pronta para identificar e capturar novas e disruptivas oportunidades

Merecem destaque também a melhora na distribuição de vendas, o acerto na execução de ações táticas de investimentos comerciais, e a eficiência operacional de custos e despesas, com significativos ganhos de produtividade.

22.0919-AN-Bombril-4112Ronnie Motta, presidente da Bombril. (Foto: Divulgação)

Os resultados da Bombril reforçam de evolução dos números apontada nos últimos dois trimestres. A Companhia atingiu o número inédito de R$ 2,140 bilhões em receita bruta no ano de 2022, sendo R$ 591 milhões no quarto trimestre, acumulando um crescimento de +26,2% frente ao ano anterior. Os números singulares em termos de faturamento e rentabilidade decorrem fundamentalmente reorganização das margens dos produtos. Merecem destaque também a melhora na distribuição de vendas, o acerto na execução de ações táticas de investimentos comerciais, e a eficiência operacional de custos e despesas, com significativos ganhos de produtividade.

“A forte retomada nos desafia a buscar novas soluções para obtermos, consistentemente, melhores resultados. Assim, sem descuidarmos dos negócios já estabelecidos, estamos prontos para abrir novas avenidas de crescimento. Por isso, estamos buscando, cada vez mais, estar em contato com os consumidores. É esse relacionamento que vai permitir o entendimento das reais necessidades e tendências do mercado”, diz Ronnie Motta, presidente da Bombril.

Revista LIDE: Em quais segmentos a empresa deve passar a investir mais?

Ronnie Motta: A Bombril tem 16 marcas nos segmentos de higiene e limpeza, sendo seis as nacionalmente mais conhecidas e as outras de menor distribuição, mas com margens altas, de graxa de sapato a desentupidor. Nossa proposta é trabalhar as marcas mais fortes. A Mon Bijou, por exemplo, já é uma marca conhecida em amaciantes e produtos complementares, por exemplo o tira-manchas, que atuávamos com a marca Vantage. também lançaremos uma linha de limpeza de roupas para bebê. O mercado com maior representatividade na Bombril é cozinha, mas a decisão de crescer no segmento voltado a roupas é porque estamos deixando dinheiro na mesa. Nessa indústria de limpeza, o segmento de roupas representa o maior volume do setor.

Como marca consagrada, qual será o papel dos investimentos em marketing nos próximos anos?

Os resultados que temos alcançado demonstram o acerto de nossos movimentos. Destacamos a implementação de uma nova estratégia de comunicação, com foco em gerar maior proximidade entre nossas marcas e consumidores, trazendo uma conectividade espontânea e cotidiana. Assim, foram realizadas ações de revisão da identidade visual, desenvolvimento de campanhas publicitárias e ações em pontos de vendas.  Como disse anteriormente, uma das avenidas de crescimento que vislumbramos é a captura de receitas acessórias em nosso ecossistema, a partir da força das nossas marcas.

 De forma planejada, estamos investindo em marketing e tecnologia. No segundo semestre, vamos estrear uma campanha que vai dar destaque à Mon Bijou na internet - marca que há 10 anos não tem exposição relevante na mídia - e, no segundo semestre, queremos voltar à TV aberta, o que não acontece materialmente com nossa marca principal desde 2015.

Como a companhia tem “conversado” com o consumidor que busca melhor preço?

A Companhia sempre foi sinônimo de qualidade, com uma relação custo x benefício satisfatória para o consumidor. Estamos reforçando essa nossa identidade e confiabilidade, com uma comunicação assertiva no ponto de venda e nos demais canais de relacionamento com o consumidor. De forma contínua, revisamos e aprimoramos nosso portfólio, com novos produtos, formatos e canais, que reforçam esse nosso objetivo.

Quais ações no âmbito do ESG?

A Bombril vive um momento em que temos alcançado resultados muito positivos. Mas entendo que o grande desafio é assegurar s sustentabilidade futura. E não temos como pensar nisso sem incorporar os princípios ESG. Queremos ter os melhores produtos, feitos por pessoas felizes, para consumidores que se sintam atendidos e respeitados. Tudo isso em sintonia com a natureza.  Como primeiro passo, estamos focando nas pessoas. Em curto espaço de tempo, os resultados de programas como o “Minha Bombril” – que visa trazer um olhar mais cuidadoso com as pessoas que fazem parte da empresa – já se traduzem na prática. Temos consciência de que nosso principal desafio com relação aas pessoas é aumentar a diversidade, e estamos trabalhando para isso. No que se refere a Governança, a Bombril, como empresa de capital aberto, já é pautada por um conjunto de obrigações. Mas estamos procurando aprimorar ainda mais os nossos instrumentos. No tocante ao meio ambiente, temos a ambição de ir além das normas, incorporando a visão de sustentabilidade ambiental ao nosso negócio.