Guilherme Catarino, da Wella Company: 'Meu foco tem sido estar perto do mercado para tomar decisões mais assertivas'

Há menos de um ano no comando da Wella Company, executivo detalha sua atuação e os planos para fortalecer a presença da marca no país.

Guilherme Catarino, presidente da Wella CompanyGuilherme Catarino, presidente da Wella Company. (Foto: Divulgação)

Wella Company é uma das empresas líderes mundiais no segmento da beleza e é composta de uma família de marcas icônicas, como Wella Professionals, Clairol, OPI, Sebastian Professional, Nioxin e ghd. Buscando a inovação que inspira os consumidores e os profissionais da beleza, e que engaja as comunidades, a Wella tem se comprometido em construir a melhor empresa da indústria da beleza, onde os 6000 funcionários em mais de 100 países possam trazer o seu melhor para o trabalho.

Guiados por seus valores e liderados pelo propósito de entregar impacto positivo para as pessoas por meio dos seus produtos e para o planeta e a sociedade, Guilherme Catarino, presidente da Wella Company, avalia que o mercado brasileiro se destaca pelo seu tamanho, pela diversidade no seu povo e qualidade de seus profissionais. “Somos um país com uma grande variedade de texturas e oito tipos diferentes de cabelo”, pontua. Confira entrevista exclusiva com o executivo que assumiu a presidência da companhia há menos de um ano.

Você assumiu como CEO em meados de 2024, quais foram suas principais ações e iniciativas neste período? Quais os planos da empresa para o mercado brasileiro para os próximos anos?

Assumi a presidência da Wella Company em um momento icônico: a celebração dos 70 anos da marca no Brasil. Desde então, tenho dedicado tempo a estar em contato direto com o mercado, acompanhando de perto a rotina dos profissionais de beleza, conversando com clientes, minha equipe e interagindo com nossos embaixadores. Essa troca é fundamental para entender ainda melhor o mercado brasileiro e criarmos estratégias que impulsionem nosso crescimento.

A inovação tem sido um dos focos desse período, com lançamentos que reforçam nossa presença no Brasil. Shinefinity, nossa coloração Demi-permanente profissional de Wella Professionals que entrega brilho intenso e efeito gloss, e Infinite Shine, esmalte com efeito gel de OPI com longa durabilidade, são exemplos de produtos que ampliam as possibilidades para profissionais e consumidores.

Outro marco recente foi BlondorPlex Care Line, uma inovação desenvolvida exclusivamente para o Brasil – a nossa primeira linha de tratamento profissional assinada por um cabeleireiro, o especialista em loiros e embaixador global da Wella Professionals, Romeu Felipe. Também expandimos nossa linha de coloração com Koleston Perfect, trazendo nuances assinadas por dez dos nossos embaixadores no Brasil e evidenciando a influência do país na construção de tendências globais.

Além disso, estruturamos nossa operação para ampliar o impacto da marca. Trouxemos uma nova CMO, para liderar marketing e educação, aprimorando a conexão com consumidores e profissionais de beleza. Também seguimos expandindo nossa rede de distribuição e aprimorando a experiência nos pontos de venda, sempre atentos às necessidades do setor.

Para os próximos meses, queremos aprofundar ainda mais nosso relacionamento com o mercado, consolidar nossa liderança no segmento profissional, ampliar a presença das marcas de varejo – Koleston e Soft Color – e seguir investindo na capacitação dos cabeleireiros, com um olhar estratégico para o crescimento sustentável da indústria.

Qual é o processo e a importância da área de P&D em uma empresa como a Wella? Como vocês investem na própria formação dos profissionais e pesquisa de mercado, tendo em vista a grande concorrência e diversificação e públicos?

A inovação faz parte do DNA da Wella desde sua fundação na Alemanha, há mais de 140 anos. Contamos com um time global de P&D dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de novas tecnologias. Como o Brasil é um mercado estratégico para a empresa e nossos produtos passam por testes em diferentes tipos de cabelo, garantindo que atendam às necessidades variadas dos consumidores locais. Em nosso centro de pesquisa em Darmstadt, na Alemanha, utilizamos tecnologias avançadas que permitem que os produtos sejam desenvolvidos com máxima eficácia para cada região.

Quando falamos em pesquisa de mercado, a diversidade de públicos e a dinâmica no mercado exigem um olhar estratégico e atento às tendências. Investimos em estudos aprofundados e mantemos um diálogo constante com profissionais de beleza e consumidores para identificar necessidades e transformar esses insights em inovações de alta performance que realmente impactam o setor.

Já a formação dos cabeleireiros é um dos nossos maiores compromissos – acreditamos que a capacitação contínua desses profissionais é essencial para a evolução do setor. Nossa jornada de educação oferece cursos que acompanham o crescimento dos profissionais, desde os níveis mais básicos até os mais avançados. Conforme evoluem, eles podem se conectar ainda mais com as nossas marcas profissionais Wella Professionals, Sebastian e Nioxin por meio das comunidades exclusivas das marcas, fortalecendo sua expertise e acesso às principais tendências do mercado.

De que maneira a Wella atua internamente no campo da diversidade. Como isso já acontece ou ainda pode ganhar espaço na empresa?

A diversidade é um valor essencial para a Wella Company pois, além de ser a coisa certa a se fazer, times diversos geram mais inclusão, inovação, criatividade e impacto positivo. Por isso, esse tema está presente na nossa cultura e nas nossas iniciativas internas. Temos um Comitê de Diversidade e Inclusão que atua em diferentes frentes, abordando aspectos como equidade de gênero, gerações, raça e etnia, inclusão de pessoas com deficiência e a comunidade LGBTQIA+.

Além disso, promovemos treinamentos, palestras e ações de sensibilização para garantir que a inclusão seja vivida no dia a dia da empresa. Destacamos a criação do conceito global ‘WeAll’, que reforça a importância de diferentes perspectivas na construção de um ambiente mais representativo e acolhedor.

Hoje, temos um grande avanço na equidade de gênero, com mais de 50% dos cargos de diretoria ocupados por mulheres, e seguimos comprometidos em ampliar a representatividade racial e étnica, fortalecer nossas iniciativas de inclusão e criar mais oportunidades para todos. Sabemos que ainda há muito a fazer, e nosso compromisso é seguir evoluindo para que a Wella seja, cada vez mais, um reflexo da sociedade e do setor em que atuamos.

Quais são os atuais projetos e preocupações da empresa no campo ambiental?

A Wella Company tem um forte compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. Sabemos que nosso impacto vai além dos produtos que criamos, e por isso trabalhamos continuamente para integrar práticas sustentáveis em toda a nossa operação.

Criamos um Comitê de Sustentabilidade em 2022 para garantir que essas iniciativas sejam aplicadas de forma consistente, com foco na educação dos colaboradores e na busca por inovações para a Wella. Além disso, em 2023, anunciamos nossas metas ambientais e nos tornamos signatários do Pacto Global da ONU, reforçando nosso compromisso com um futuro mais sustentável.

Também conquistamos avanços significativos, como a redução de 10% nas emissões de carbono e a meta de ‘Zero Resíduos’ em duas de nossas fábricas. Nosso objetivo é continuar avançando nessa jornada, gerando um impacto cada vez mais positivo no meio ambiente e na sociedade.

De que maneira a Wella atua com o pequeno empresário da beleza e profissionais do setor?

O sucesso dos profissionais da beleza e dos pequenos empreendedores do setor é fundamental para a Wella e para a indústria como um todo, e nosso trabalho é oferecer as ferramentas e o suporte necessários para que eles cresçam e se destaquem no mercado.

Contamos com uma comunidade de mais de 400 profissionais que estão muito próximos das nossas marcas profissionais e compartilham conhecimento pelo país. Com a nossa frente de educação, oferecemos uma estrutura robusta de aprendizado, que inclui a plataforma online WellaEdu, os Studios em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de parcerias com escolas em diversas regiões do Brasil para alcançar ainda mais pessoas. Capacitamos, anualmente, mais de 100 mil profissionais, tanto “on” quanto “offline”.

Adicionalmente, o nosso time de educação também está presente no dia a dia dos salões, não apenas apresentando novidades e técnicas, mas ouvindo os cabeleireiros para entender suas demandas e os desejos dos consumidores.

No que o mercado brasileiro se difere de outros ao redor do mundo? O que ensinamos para outros países de interesse da Wella?

O mercado brasileiro se destaca pelo seu tamanho, pela diversidade no seu povo e qualidade de seus profissionais, temos cabelereiros brilhantes, criativos e altamente capacitados, somos um país com uma grande variedade de texturas e oito tipos diferentes de cabelo. Isso faz do Brasil um ambiente estratégico para a Wella, impulsionando o desenvolvimento de novos produtos e técnicas, adaptados às necessidades dos consumidores locais.

Muitas inovações testadas aqui acabam servindo de referência para outros países, como é o caso da máscara de Ultimate Repair, de Wella Professionals, que foi desenvolvida e criada a partir de um pedido dos cabeleireiros brasileiros, da linha Ultimate Luxe Oil que, após muito sucesso, está sendo expandida para o resto do mundo. E, como mencionei anteriormente, o nosso mais recente lançamento na linha de tratamento capilar, o BlondorPlex, desenvolvido e lançado exclusivamente para o Brasil.

Mas não é somente com produtos de sucesso que contribuímos para nossa indústria de beleza, o Brasil tem um papel importante na criação de novas tendências que ganham espaço globalmente. Um exemplo disso é a mistura de óleo capilar com máscara de tratamento, que se popularizou por aqui antes de ser adotada em outros mercados.

Esse dinamismo reforça a relevância do país na indústria da beleza em escala global e estou seguro de que estamos somente começando, ainda temos muito a ensinar para o resto do mundo e continuarmos tendo uma posição de liderança em inovações e tendencias para essa maravilhosa indústria de beleza que temos no nosso país.