'O Brasil tem abraçado os investimentos em empresas e fundos soberanos dos EAU'

Embaixador dos Emirados Árabes Unidos em Brasília celebra, em entrevista exclusiva, a relação bilateral com o Brasil, e compartilha sua perspectiva de negócios entre os países.

6de2be55-898f-4578-9f24-3f1da3d83bf3Saleh Ahmad Salem Alzaraim Alsuwaidi, Embaixador dos Emirados Árabes Unidos em Brasília. (Foto: Divulgação)

Cada vez mais importantes e influentes no cenário mundial, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes são os principais parceiros comerciais do Brasil no Oriente Médio. As relações diplomáticas entre os países têm se fortalecido ao longo dos anos, impulsionadas principalmente pela crescente demanda por produtos brasileiros. Em entrevista exclusiva à Revista LIDE, o Embaixador dos Emirados Árabes Unidos em Brasília, Saleh Ahmad Salem Alzaraim Alsuwaidi, celebra a aproximação estratégica com o Brasil, apontando algumas das parcerias políticas recentes.

O que representa para o Brasil a relação com os Emirados Árabes Unidos, diplomática e comercialmente? Quais são os principais aspectos desta relação?

As relações diplomáticas entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos (EAU) foram estabelecidas formalmente em 1974 e a embaixada do Brasil em Abu Dhabi foi instalada em 1978. Em 1991, os EAU instalaram sua embaixada em Brasília, a primeira na América Latina. O país mantém também consulado-geral em São Paulo, cuja nova sede foi inaugurada pelo chanceler emirático em março de 2017.

As relações bilaterais registraram expressivo aprofundamento político e econômico, até alcançarem o nível de parceria estratégica que culminou com a visita histórica de Sua Excelência Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República Federativa do Brasil, aos EAU em Abril de 2023. Durante essa visita foram assinados diversos acordos e MOUs abrangendo a maioria dos setores. Os EAU também receberam uma segunda visita do Presidente para participar da Conferência das Partes COP28 no final de Novembro de 2023. Esta parceria estratégica também teve um impacto positivo na cooperação governamental e de investimentos em muitas áreas entre os dois países amigos.

O Brasil tem abraçado os investimentos, em diversas áreas de empresas e fundos soberanos dos EAU, como Mubadala, Emirates Airlines, Dnata, First Abu Dhabi Bank, Dubai Chamber e City Group. E recentemente foi inaugurado um escritório do grupo EDGE, um dos principais conglomerados de tecnologia avançada e defesa do mundo, no Brasil e pretendemos abrir também outros escritórios de representação de outras empresas nacionais.

O Brasil acolheu e continua acolhendo a cooperação bilateral em diversas áreas: a área espacial, cultural, esportes, energia renovável, e especialmente o projeto Macaúba na Bahia, para produzir combustível verde a partir desta fruta, além de outros projetos de energia renovável.  Esta ambiciosa cooperação se estendeu para vários campos, e até a uma cooperação trilateral entre os EAU, o Brasil e Cuba.

Os Emirados Árabes Unidos promovem a paz e a segurança e, a partir deste princípio, apoiou os projetos do Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas, especialmente em relação ao conflito entre Palestina e Israel e à guerra em Gaza. Além disso, os dois países se baseiam no Soft Power como princípio na sua política externa.

O Brasil apoiou a adesão dos Emirados Árabes Unidos ao BRICS e também convidou o país a participar das reuniões do G20 como convidado de honra. Além disso, o Brasil teve forte participação na Conferência das Partes COP28, sediada pelos Emirados Árabes Unidos. O Brasil também aderiu à conquista fundamental da Presidência da COP28, que está alinhada com os requisitos do “Acordo dos EAU” para unir esforços com as Presidências da COP29 no Azerbaijão e da COP30 no Brasil (conhecido como “Troika”), com o objetivo de apoiar uma ambiciosa ação climática coletiva.

Os Emirados Árabes Unidos são considerados porta de entrada dos produtos brasileiros na região do Oriente Médio e Norte da África, e o Brasil é o primeiro parceiro comercial dos EAU na América Latina. A corrente comercial não petrolífera entre os dois países somou mais de 4.3 bilhões de dólares em 2023. As importações de produtos dos EAU atingiram 1.2 milhão de dólares, enquanto as exportações brasileiras para os EAU somaram 3.1 bilhões de dólares no mesmo ano. Os voos diretos que ligam as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro com Dubai e são operados por Emirates Airlines desempenham um papel importante no aumento do intercâmbio comercial, cultural e turístico entre os dois países amigos.

Em 2023, o Senado Federal brasileiro aprovou um acordo de cooperação e facilitação de investimentos entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos. Como essa medida impacta o relacionamento entre os países e quais os principais benefícios?

A aprovação dá garantias legais e contribui para criar um clima de investimento previsível e seguro para os investidores, além de remover barreiras burocráticas a fim de incentivar e proteger os investimentos, aumentando assim o volume de investimentos mútuos entre os dois países, atraindo mais empresas e expandindo os negócios existentes. As próximas negociações para assinar acordo CEPA entre os EAU e o MERCOSUL representam também mais um passo positivo para melhorar as trocas comerciais e de investimento entre as duas partes.

Fortalecer as relações diplomáticas e econômicas e construir uma cooperação mais estreita em outras áreas como o comércio, a tecnologia e a educação. Os dois países também compartilham muitos valores em comum, especialmente a tolerância, coexistência e aceitação das diferenças, o que os tornou um destino para viver e residir com o propósito de estudar e trabalhar.

Transferência de Tecnologia e Conhecimento que pode beneficiar ambos os países, permitindo o desenvolvimento de novas indústrias e a melhoria da capacidade produtiva.

Aumento da Competitividade: Ao criar um ambiente mais favorável para investimentos, os países podem se tornar mais competitivos globalmente. Isso pode estimular a inovação, aumentar a eficiência e promover o crescimento econômico sustentável.

Quais são as perspectivas para as relações entre as duas nações? Que acordos e propostas estão sendo considerados para os próximos anos?

Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Emirados Árabes Unidos Sobre Cooperação e Assistência Mútua em Matéria Aduaneira

Tratado sobre Assistência Jurídica Mútua em Matéria Penal entre a República Federativa do Brasil e os Emirados Árabes Unidos.