Transações bancárias pelo celular crescem 251% em cinco anos e gigantes financeiras concentram seus investimentos em inovações tecnológicas

O Nubank, maior plataforma de banco digital fora da Ásia, acaba de anunciar a aquisição da Hyperplane, uma empresa de inteligência de dados do Vale do Silício.

economia-ceo-nubank-1713501383Livia Chanes, CEO do Nubank no Brasil. (Foto: Divulgação)

Sete em cada dez transações bancárias dos brasileiros são feitas pelo celular, consolidando esse meio como o preferido da população para seu relacionamento financeiro. Entre 2019 e 2023, as transações pelo smartphone tiveram um significativo crescimento de 251% no país - enquanto o volume de transações totais dobrou, as movimentações pelo smartphone cresceram 3,5 vezes no país. Estes dados foram revelados no 2° volume da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024 (ano-base 2023), realizada pela Deloitte e divulgada no final de junho.

Em 2023, foram feitas 130,7 bilhões de operações bancárias nos smartphones dos clientes, um avanço de 22% na comparação com o ano anterior. Toda essa movimentação de dados tem exigido resiliência e ousadia por parte de bancos e fintechs brasileiras que operam globalmente.

Petabytes

O Nubank, maior plataforma de banco digital fora da Ásia, acaba de anunciar a aquisição da Hyperplane, uma empresa de inteligência de dados do Vale do Silício. A parceria representará o início de uma nova era para as plataformas bancárias digitais à medida em que trata produtos e serviços financeiros mais inteligentes, justos e personalizados para os clientes do Nubank.

O Nubank processa petabytes de dados diariamente para garantir uma experiência bancária segura, eficiente e rica, possibilitada por investimentos iniciais em infraestrutura de dados e análises. A Hyperplane desenvolveu seus sistemas de inteligência artificial para processar e examinar grandes volumes de dados não estruturados, como interações com clientes e informações sobre transações, o que permite uma compreensão aprofundada das necessidades e preferências individuais.

Acesso fácil

“A missão do Nubank desde sua fundação é combater complexidades e empoderar clientes para que nos amem fanaticamente. Nossos primeiros investimentos em IA, somados à impressionante infraestrutura e à talentosa equipe que a Hyperplane montou, vão acelerar nossa missão. Consumidores em todo o mundo terão acesso não só aos melhores produtos financeiros, mas também receberão recomendações financeiras verdadeiramente personalizadas que os ajudarão a viver uma vida melhor”, disse David Vélez, fundador e CEO do Nubank.

A Hyperplane ampliará o potencial do Nubank em machine learning, com a construção de modelos fundamentais para as equipes de produto e engenharia criarem a melhor experiência para o cliente em cada etapa de sua jornada. “Nossa atuação sempre foi muito norteada pelas dores e necessidades dos nossos clientes, assim como por uma abordagem pautada na educação financeira desde a concepção dos produtos. Queremos que as pessoas tenham uma relação mais consciente com o dinheiro, com mais paz de espírito”, afirma Livia Chanes, CEO do Nubank no Brasil.

Funcionalidades

Após o anúncio oficial de seu superapp, que integrará diversos aplicativos em um, o Itaú Unibanco avança em uma nova fase em sua jornada, com recursos que integram, simplificam e levam mais agilidade para tarefas bancárias do dia a dia. Por meio de uma experiência centrada no cliente, passarão a ser oferecidos no aplicativo do banco: novos hubs de cartões e de pagamentos e o lançamento de funcionalidades relacionadas a transações via Pix e a gestão de finanças. As novidades fazem parte de uma ampla estratégia de reformulação da experiência digital para os clientes do Itaú.

“Estamos em um momento único, colhendo os frutos de uma grande transformação cultural e tecnológica que viabilizará a migração de cerca de 15 milhões de clientes para uma plataforma integrada, unindo diversos apps em um único superapp. Com isso, demos início a uma nova era: a da experiência, com uma evolução significativa em usabilidade para todos os nossos clientes que já utilizavam o app Itaú. A partir do uso massivo de dados e inteligência artificial, eles terão acesso a jornadas personalizadas, com acesso único e de acordo com cada necessidade e perfil, além de uma oferta full bank única no mercado, que agora também se complementa com novas experiências e funcionalidades”, afirma Estevão Lazanha, diretor de Canais Digitais e Beyond Banking do Itaú Unibanco.