Empresas ampliam a oferta de soluções baseadas em IA para aprimorar a eficiência operacional e fomentar a inovação de seus clientes

O Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Embratel irá fomentar a inovação, a melhoria da eficiência operacional e o aperfeiçoamento da tomada de decisões estratégicas nas empresas, mostrando como a IA pode, de fato, gerar valor para os negócios.

Raquel Possamai - Embratel (23)Raquel Possamai, diretora-executiva da Embratel para o Mercado Financeiro. (Foto: Divulgação)

O 18º estudo anual de inovação do Boston Consulting Group (BCG), intitulado Innovation Systems Need a Reboot, avaliou a maturidade da inovação de empresas em uma escala de 100 pontos por meio de uma pesquisa realizada com mais de 1.000 executivos seniores em todo o mundo, incluindo o Brasil.

Segundo o material, um recorde de 83% dos respondentes classifica a inovação entre as três principais prioridades de suas organizações e 86% estão experimentando a Inteligência Artificial Generativa (GenAI), principalmente na área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de produtos e soluções. Este cenário tem criado a necessidade do desenvolvimento de hubs de inovação e o aprimoramento de dinâmicas colaborativas.

Soluções globais

O Grupo Stefanini lançou em julho seu Centro de Excelência em IA nos Estados Unidos. O espaço dedicado a soluções de Inteligência Artificial funcionará na sede da Stefanini América do Norte/Ásia-Pacífico (NA/APAC), em Southfield (EUA), e permitirá ao grupo inovar e criar as melhores ferramentas de IA para ampliar a produtividade interna e atender às necessidades dos clientes.

“A Stefanini trabalha com IA há mais de uma década e queríamos comemorar o tremendo impacto que esta tecnologia teve em nossa equipe, clientes e comunidades”, destaca Marco Stefanini, fundador e CEO global. “A IA abrange quase todas as facetas do nosso negócio e estamos orgulhosos de desenvolver soluções líderes do setor que liberam as pessoas para um trabalho mais criativo”, completa.

Excelência

A Embratel também anunciou a abertura de seu novo Centro de Excelência Operacional em Inteligência Artificial (CeO-IA). Com essa nova frente de trabalho, a empresa amplia seu portfólio de soluções digitais baseadas em Inteligência Artificial, contando com a colaboração de diversas áreas internas e de seu time de especialistas, preparados para escalar o desenvolvimento de soluções de IA e, em especial, de aplicações de IA Preditiva e GenAI. O primeiro segmento de mercado a ser beneficiado com a iniciativa é o financeiro.

Raquel Possamai, diretora-executiva da Embratel para o Mercado Financeiro, destaca que as principais instituições financeiras do Brasil são clientes da Embratel, que sempre leva novas tecnologias a este mercado em constante evolução. “Nossa iniciativa deve redefinir os padrões de eficiência e inovação no setor, garantindo geração de valor aos negócios”, diz.

O Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Embratel irá fomentar a inovação, a melhoria da eficiência operacional e o aperfeiçoamento da tomada de decisões estratégicas nas empresas, mostrando como a IA pode, de fato, gerar valor para os negócios.

No estúdio

Empresa nativamente digital focada em reinventar negócios por meio de soluções tecnológicas, a Globant é outra companhia que passou a acelerar a adoção de Inteligência Artificial por meio de estúdios sob medida a fim de preparar indústrias-chave para desenvolver uma transformação avançada em IA.

"Ajudar nossos clientes a navegar pelo mundo da tecnologia em mudança sempre foi nossa principal prioridade. À medida que o cenário evolui, entendemos a importância de fornecer soluções de ponta para permanecer à frente", diz Martín Migoya, co-fundador e CEO da Globant.

De acordo com o executivo, o crescente poder que a IA já demonstrou aumenta o desejo da empresa de aprender e se adaptar, permitindo entregar estratégias e ferramentas inovadoras para ajudar as empresas a se reinventarem e prosperarem em um mercado cada vez mais competitivo.

“Nosso compromisso com a excelência nos impulsiona a melhorar e inovar continuamente, garantindo que permaneçamos como um parceiro de confiança em sua jornada para encantar seus consumidores", conclui.