Renato Franklin: Movida é uma das signatárias do Movimento Ambição Net Zero

Alinhado à agenda ESG da empresa, CEO da companhia será a mais nova Liderança com ImPacto do Pacto Global da ONU Brasil a partir de maio.

CEO vê Movida em “outro patamar” e diz que carro por assinatura será maior  mercado de aluguel no Brasil - Seu Dinheiro
Renato Franklin, CEO da Movida. (Foto Divulgação)


A Movida, empresa de aluguel de carros que conta com a frota mais nova e completa do Brasil, é uma das signatárias do Movimento Ambição Net Zero, um dos principais projetos de 2022 da Plataforma de Ação pelo Clima, iniciativa do Pacto Global da ONU Brasil. A principal proposta do Movimento, que faz parte da estratégia Ambição 2030 junto a outros sete grandes movimentos lançados pelo Pacto Global, é reduzir 2 gigatoneladas de CO2e em emissões acumuladas e estão previstas diversas ações de engajamento, sensibilização, monitoramento e visibilidade para as melhores práticas na área de sustentabilidade junto às empresas envolvidas e suas lideranças. 

Além do compromisso em diminuir as emissões de CO2, as empresas terão que publicar anualmente seus inventários de emissões de gases de efeito estufa e formalizar o compromisso com a iniciativa Science Based Targets (SBTi) até um ano após a adesão ao movimento ou comprometer-se em reduzir suas emissões de forma alinhada aos critérios da SBTi. “Os novos tempos exigem mudanças que estão profundamente ligadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 (ODS13), como a adoção de medidas urgentes para combater as alterações climáticas e seus impactos. Nesse sentido, a Movida já vem há mais de 15 anos implementando iniciativas que vão ao encontro da mitigação de danos ao meio ambiente e da preservação da natureza”, ressalta Renato Franklin, CEO da Movida. 

Paralelamente à adesão ao movimento, Franklin vai se juntar, no começo de maio, a um seleto grupo de executivos que integram o Liderança com ImPacto. O programa é formado por CEOs que estão à frente de companhias que adotam compromissos de sustentabilidade para a evolução do negócio e vêm criando formas de inserir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas estratégias de suas principais áreas, por meio de ações efetivas. Os CEOs do Liderança com ImPacto mobilizam o tema também no relacionamento com sua cadeia de valor, com governos e com influenciadores em geral. Com isso, o executivo se torno primeiro porta-voz do setor de mobilidade no ODS 13. 

“As lideranças empresariais precisam se mobilizar para que as metas relacionadas aos compromissos assumidos na área de sustentabilidade se tornem realidade. Na Movida, estamos desenvolvendo alternativas focadas na mitigação, neutralização e adaptação de novas possibilidades que estimulem a utilização de fontes energéticas menos poluentes, além de um novo conceito de mobilidade que valoriza o uso em vez da posse do ativo”, reforça o CEO. 

Sustentabilidade

Desde 2006, a Movida trabalha e cresce com foco na construção de iniciativas sustentáveis, procurando contribuir de forma significativa com seu entorno. A empresa criou em 2009 o primeiro programa Carbon Free do país, que neutraliza as emissões de carbono dos veículos locados, um marco para o setor; foi a primeira a disponibilizar veículos de passeio 100% eletrificados para locação (detém a maior frota atualmente, com cerca de 800 ativos) e também no Movida Cargo, serviço de locação de veículos utilitários para empresas; e tem como meta eletrificar sua frota em 20% até 2030 e reduzir em 30% sua emissão de Gases de Efeito Estufa. 

Para viabilizar o negócio de veículos elétricos, a Movida inaugurou em São Paulo, em dezembro do ano passado, sua primeira loja direcionada para o ecossistema de mobilidade elétrica, onde são disponibilizados carregadores rápidos e ultrarrápidos para os nossos clientes de carros elétricos. 

Além disso, é a única empresa de locação de veículos no mundo, listada em bolsa, a emitir um Sustainability Linked Bond e a conquistar a certificação internacional de Empresa B. A companhia também se juntou à ONG Black Jaguar Foundation para plantar 1 milhão de árvores nativas até o final deste ano nos estados do Pará e no Tocantins, contribuindo com um dos maiores projetos de reflorestamento do mundo: o Corredor de Biodiversidade do Araguaia. A expectativa é sequestrar 146 mil toneladas de CO2 da atmosfera no decorrer dos próximos 26 anos. Até agora, cerca de 100 mil mudas foram plantadas e 20,6 mil toneladas de CO2 neutralizadas desde o início da parceria. 

Sobre o Pacto Global da ONU

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4.000 organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem 160 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org.