Quando é a hora de transformar uma marca?
Rebranding pode ser estratégia positiva para sinalizar a nova fase de uma empresa, mas é preciso saber o momento certo de colocar a mudança em prática.
Rebranding pode ser estratégia positiva para sinalizar a nova fase de uma empresa, mas é preciso saber o momento certo de colocar a mudança em prática. (Foto: LIDE)
As pessoas, o mercado e as formas de consumo mudam, e isso pode significar que uma marca precisa mudar, também. É certo que para se tornar um nome lembrado entre os consumidores é preciso unir fatores como tempo de mercado, reputação e construção de memórias entre seus clientes, no entanto, reposicionar uma marca não precisa representar o fim de um ciclo de sucesso. O rebranding é, na verdade, uma estratégia para demonstrar o novo momento - ainda mais inovador - de uma companhia.
Em fase de reposicionamento de marca, a Wellhub deixa seu antigo nome, Gympass, para trás. "O rebranding veio para consolidar o que já somos. A partir de 2020 começamos a trazer outras soluções para os clientes que vão além de um passe na academia. Somos uma plataforma que inclui, também, meditação, bem-estar e terapias. Passamos por uma fase de amadurecimento para demonstrar quem realmente somos", explicou Priscila Siqueira, CEO do Wellhub, em novo episódio do LIDE LINK.
Estrategista de marca e fundadora do Neurobranding LAB, Regina Monge aponta algumas razões para que uma empresa mude de nome, como a ampliação dos negócios ou a perda de mercado.
"O reposicionamento de uma marca pode ser um erro quando acontece por algum tipo de modismo. O rebranding traz uma novia identidade, e isso deve estar atrelado ao momento do negócio". Segundo Regina, o segredo para que fixar a nova marca é a repetição. "Para estar vivo na mente, é preciso repetir. A repetição é construída por meio dos pontos de contato da marca, por isso é possível resgatar uma marca que tem um legado muito forte".
Com foco nessa repetição, a Wellhub aproveita a transformação digital para o impulsionamento dessa mudança. "Aos poucos, estamos trabalhando o reposicionamento com as pessoas e as empresas. A companhia já tem 12 anos, está em crescimento de mais 70% ao ano, contribuindo para a saúde física e mental das pessoas", destaca Priscila.
O passo a passo para um bom rebranding passa pelo entendimento do mercado e das tendências para os próximos anos. "Em que momento eu estou? Essa é uma boa pergunta a se fazer. É fundamental pensar o reposicionamento como uma estratégia para alavancar o crescimento, em um bom momento financeiro, e não na queda da empresa", finaliza Regina.