Com estratégias digitais, Grupo Heineken amplia presença no e-commerce e fortalece parcerias no varejo

Após crescimento de mais de 30% no canal digital em 2024, companhia segue investindo em digitalização, retail media e personalização para otimizar a jornada de compra e impulsionar vendas.

heinekenApós crescimento de mais de 30% no canal digital em 2024, companhia segue investindo em digitalização, retail media e personalização para otimizar a jornada de compra e impulsionar vendas. (Foto: Divulgação)

A digitalização tem se tornado um fator essencial para otimizar a experiência de compra e impulsionar as vendas no varejo supermercadista. A relevância dessa transformação se destaca ainda mais diante do crescimento expressivo do setor, que em 2024 acumulou um faturamento de mais de 204 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Observando essa evolução, o Grupo Heineken vem investindo em soluções estratégicas para apoiar seus parceiros e fortalecer sua presença no e-commerce. Como reflexo desse movimento, o canal digital da companhia cresceu mais de 30% em 2024, com expectativa de avanço ainda maior em 2025.

Entre as principais ações voltadas para o canal, o Grupo trabalha em um planejamento anual junto aos clientes, com iniciativas que exploram momentos-chave de consumo, como ativações de retail media, cupons de desconto, cross category, sampling, gift packs e calendários promocionais. Além disso, com foco na execução digital, a companhia desenvolveu o ePICOS Awards, premiação criada em 2022, para reconhecer e aprimorar a atuação digital dos varejistas, garantindo maior visibilidade para os produtos nas plataformas de e-commerce.

“Os consumidores estão cada vez mais exigentes, não apenas em relação aos produtos, mas também à forma como fazem suas compras. Eles buscam conveniência, personalização e um atendimento ágil, e isso coloca um grande foco no e-commerce e nos serviços de delivery”, destaca Priscila Brito, Diretora de Vendas Digitais do Grupo Heineken. A companhia também reforça sua aposta no Heishop, um aplicativo B2B que já atende mais de 300 mil clientes no Brasil, operando 24 horas por dia. A ferramenta permite compras rápidas e personalizadas, além de oferecer um programa de fidelidade para estimular a recorrência de pedidos.

Entre os destaques importantes da estratégia digital da HEINEKEN está a conexão com a Geração Z, um público que busca experiências cada vez mais digitais e valoriza marcas alinhadas aos princípios ESG. Nesse contexto, a companhia investe em campanhas de retail media e segmentação de audiências para oferecer conteúdos personalizados. A expansão do portfólio de bebidas não alcoólicas, como Heineken 0.0 e Sol Zero, também reflete o compromisso da empresa em atender as tendências de consumo responsável e sustentável, seja por canais de vendas físicos ou digitais.

“Com um olhar para o futuro, seguimos apostando na digitalização como um dos pilares estratégicos para fortalecer nossa presença no varejo, criando experiências inovadoras para os consumidores e impulsionando tanto nossos clientes, quanto nossos resultados de forma sustentável”, finaliza a executiva.