Marcia Esteves, ABAP: 'Temos em nossas mãos o poder de impactar 220 milhões de pessoas'
Evento reuniu empresários e especialistas para debater a importância da liderança feminina na comunicação e os desafios da influência.
Marcia Esteves, CEO da Lew'Lara\TBWA e presidente da ABAP. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
A publicidade e o marketing no Brasil seguem por novos caminhos à medida que a tecnologia avança em todo o mundo. Para debater essa nova era, a importância das lideranças femininas no mercado de comunicação e a influência nas redes sociais, o Seminário LIDE | Comunicação reuniu empresários, especialistas e influenciadores na manhã desta quinta-feira (21), na CASA LIDE, em São Paulo. O evento teve curadoria de Marcos Quintela, head do LIDE Comunicação.
Marcos Quintela, head do LIDE Comunicação. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
Marcia Esteves, CEO da Lew'Lara\TBWA e presidente da ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) destacou os desafios e os questionamentos enfrentados por mulheres nos cargos de liderança.
"As pessoas realmente acreditam em empresas lideradas por mulheres? Como fazemos essa mudança cultural? Eu defendo o equilíbrio e um espaço no mercado para tudo e para todos. No lugar de falar de gênero, deveríamos discutir o que um líder precisa para um futuro. Diariamente, em nossas agências, temos em nossas mãos o poder de impactar 220 milhões de pessoas", pontuou a executiva.
Para Gabriela Borges, presidente da Publicis Brasil, apesar de muitas transformações, as mulheres ainda têm um longo caminho a percorrer em cargos de liderança. "Como dar conta de tudo? Ainda sofremos muito preconceito. Na sala de reunião, ainda pensamos sobre quem deve falar o que para que haja mais aceitação em determinados cenários".
Gabriela Borges, presidente da Publicis Brasil. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
Soft skills como empatia e foco no coletivo foram algumas características associadas às mulheres e destacadas por Karina Ribeiro, CEO da VML Brasil. "Essas são características tão necessárias para o sucesso, e os homens têm muito a aprender com isso. Ter mulheres na liderança está associado à lucratividade das empresas".
Mônica Salgado, jornalista, empresária e influenciadora digital. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
A importância do senso de pertencimento e a formação de uma comunidade foram pontos apontados como fundamentais para aqueles que vivem da influência nas redes sociais. Para a jornalista, empresária e influenciadora digital Mônica Salgado, a comunidade é a nova métrica.
"Quando você tem uma comunidade forte, você pode ir filtrando sua rede de seguidores. É o momento em que você deixa de ter apenas seguidores e passa a ter fãs, pessoas que endossam o seu conteúdo. As marcas que contratam esses influenciadores querem acessar essas comunidades, e o influenciador não é apenas uma ferramenta, mas sim o ponto central".
Flávio Santos, CEO da MField. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
CEO da MField, Flávio Santos enfatizou o momento de hiper digitalização e a necessidade de profissionalização do criadores de conteúdo. "O Brasil só perde para as Filipinas em horas de conexão. Temos mais celulares que seres humanos no mundo, e isso mostra que essas estratégias não podem ser deixadas de lado. O brasileiro dá aula para o mundo de como fazer marketing de influência, mas a profissionalização ainda é um desafio".
Evento reuniu empresários e especialistas para debater a importância da liderança feminina na comunicação e os desafios da influência. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
O Seminário LIDE | Comunicação tem patrocínio da Africa Creative e do Cine, e apoio do Propmark. As mídia partners são Grupo Jovem Pan, Jovem Pan News, Revista LIDE e TV LIDE. Os fornecedores oficiais são Três Corações, Ambipar, Biscoitê, JK Estética Avançada, Natural One, Nutty Bavarian e Águas da Prata. Os operadores de tecnologia são Netglobe, RCE Digital, TCL Semp e The LED.