Parceria entre CHEP e Cargill reduz a emissão de CO2 em 1,9 mil toneladas
Resultado foi alcançado por meio do uso e do compartilhamento de paletes de madeira de reflorestamento no transporte e na estocagem de produtos.
André Cardoso, é o Country Manager da CHEP no Brasil. (Foto: Divulgação)
A CHEP, empresa global de logística sustentável, juntamente com a Cargill, fornecedora referência de produtos alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais, realizam uma parceria que possibilita tornar o ciclo econômico cada vez mais sustentável.
Um dos exemplos de sucesso dessa união de esforços é a redução de aproximadamente 1,9 mil toneladas de emissão de CO2 na atmosfera, em 2022, com o uso e o compartilhamento de paletes de madeira de reflorestamento em um modelo de economia circular conhecido como pooling. O número é o equivalente a 1,7 milhão de km rodados com caminhão.
Adotar o sistema de pooling de paletes foi o movimento que permitiu a efetivação desses resultados. A CHEP envia os paletes para a Cargill, que, por sua vez, utiliza-os no transporte e na estocagem dos produtos em seus centros e no deslocamento das mercadorias até o receptor final – um comércio de varejo, por exemplo. Uma vez que chegam ao último destinatário, esses paletes são coletados pela CHEP e, em sua planta, inspecionados para uma avaliação sobre se é necessário algum reparo, pintura ou lavagem. Após isso, esses mesmos paletes voltam para o ciclo inicial, mantendo viva a economia circular, que tem como uma de suas bases a preservação dos recursos utilizados na cadeia de suprimentos.
Resultados da opção pela economia circular
Outro número apresentado é o da diminuição dos resíduos que deixaram de ser destinados a aterros sanitários no processo de transporte de mercadorias. A parceria ajudou a evitar que cerca de 2 milhões de kg de lixo fossem descartados no meio ambiente, mostrando como a CHEP e a Cargill mantêm a sustentabilidade como uma das bases do seu modelo de negócios.
“Estamos sempre pensando em como podemos melhorar as nossas frentes de atuação, ampliando esforços em trabalhos que visem à preservação dos recursos naturais e atinjam as nossas metas globais de sustentabilidade”, pontua Márcio Barela, que
écoordenador de Sustentabilidade da Cargill.
Cuidado com o meio ambiente
Márcio Barela, coordenador de Sustentabilidade da Cargill. (Foto: Reprodução)
Comprometida com o descarte correto do óleo de cozinha usado, a Cargill lidera o maior programa de reaproveitamento do material em termos de abrangência e números de coleta, com foco na sustentabilidade e no engajamento de parceiros e da comunidade.
Atualmente, são mais de 4.500 pontos de arrecadação, em 15 estados e no Distrito Federal. A iniciativa conta com parcerias com restaurantes, supermercados, condomínios e escolas, onde o óleo usado pode ser entregue e, desde o seu início, já recolheu mais de 9 milhões de litros de óleo. “Os resultados alcançados até aqui mostram que estamos no caminho certo e seguiremos trabalhando para ampliar a educação e a conscientização do consumidor quanto à destinação correta do óleo”, destaca Márcio Barela, coordenador de Sustentabilidade da Cargill.
Reconhecimento em prol da sustentabilidade
Foi com base nesses valores e ações que a CHEP colocou a Cargill como uma das selecionadas a receber um certificado de sustentabilidade elaborado a partir de um estudo feito pela consultoria externa RDC Environment, que calculou os impactos ambientais do uso dos serviços e soluções em logística e distribuição no sistema da Cargill no mercado nacional.
“A CHEP, como uma companhia compromissada com o futuro sustentável, trabalha em parceria e reconhece empresas líderes globais que estão conectadas com a proteção e a melhor utilização dos recursos naturais, tornando possível que os esforços sejam cada vez mais direcionados nesse sentido”, comenta André Cardoso, Country Manager da CHEP no Brasil.