Grupo Alubar expande operações na América do Norte
Fábricas nos Estados Unidos e Canadá produzem vergalhões, cabos e ligas de alumínio voltados ao setor elétrico.
Fábricas nos Estados Unidos e Canadá produzem vergalhões, cabos e ligas de alumínio voltados ao setor elétrico. (Foto: Divulgação)
A Alubar, empresa líder na produção de cabos elétricos de alumínio na América Latina e maior produtora de vergalhões de alumínio do continente americano, busca aumentar sua participação no setor de condutores elétricos na América do Norte.
Nos últimos sete anos, a Alubar inaugurou cinco novas unidades em três países. Com natureza visionária, a empresa entrou no mercado norte-americano em 2019, quando adquiriu uma fábrica de vergalhões de alumínio em Bécancour, (Quebéc/Canadá). A expansão internacional continuou em 2021, com um escritório comercial em Miami e a aquisição da fábrica de vergalhões de alumínio, a Alubar Metals, no estado do Missouri (EUA).
A Alubar Metals Missouri começou a operar em 2022, produzindo apenas vergalhões de alumínio. No ano seguinte, após receber em torno de US$ 100 milhões em investimentos, iniciou a fabricação de condutores elétricos. Os principais produtos fabricados na Alubar Metals Missouri são vergalhões de alumínio liga 1350, 8030 e 8167, e cabos nus de alumínio para linhas de transmissão, distribuição e energia renovável. Atualmente, a Alubar Metals emprega diretamente cerca de 150 colaboradores.
“Para abastecer as indústrias que têm as ligas de alumínio como matéria-prima, os Estados Unidos precisam importar de outros continentes. Ter uma fábrica dentro do país e outra muito próxima, no Canadá, nos dá um diferencial competitivo importante”, afirma o CEO do Grupo Alubar, Maurício Gouvea dos Santos.