Enel Trading lança produto para reduzir em até 30% os gastos com a conta de energia de indústrias, empresas de serviço e comércios

Serviço é voltado para consumidores com demanda inferior a 500 kW, conectados em média ou alta tensão, e mira nova fase de abertura do mercado livre de energia, que ocorre a partir de janeiro de 2024.

electricity-g04fb238e2_1920Produto voltado às empresas que estarão habilitadas a migrar para o Mercado Livre de Energia a partir de 2024. (Foto: Pixabay)

A Enel Trading, comercializadora de energia no mercado livre do Grupo Enel, um dos maiores players do setor elétrico, está lançando um produto voltado às empresas que estarão habilitadas a migrar para o Mercado Livre de Energia a partir de 2024.

Atualmente, apenas consumidores com demanda contratada igual ou superior a 500 kW, em geral grandes indústrias, podem comprar energia elétrica de qualquer fornecedor. A partir do primeiro dia de 2024, consumidores conectados em alta ou média tensão com demanda inferior a 500 kW, também poderão escolher diretamente o seu fornecedor de energia, o que abrirá as portas do ambiente de livre negociação para pequenos e médios negócios.

O público-alvo do novo produto são empresas de diversos setores da indústria (fabricação de produtos alimentícios, plásticos e químicos, por exemplo), de serviços (captação, tratamento e distribuição de água, condomínios corporativos e hotéis) e do comércio (supermercados, grandes restaurantes, padarias, shoppings e postos de gasolina), entre outros, desde que a demanda contratada seja inferior aos 500 kW.

Estas empresas poderão garantir, desde já, a energia que irão consumir nos próximos anos, com descontos fixos mensais de até 30% nas contas de luz, na comparação com os valores que elas pagariam no mercado regulado, em que a tarifa de energia é definida pela Aneel e praticada pela distribuidora local. Normalmente, os contratos no mercado livre são fechados com pelo menos seis meses de antecedência. Por isso, as negociações com este novo público que poderá migrar para o mercado livre já começaram. Os consumidores interessados em reduzir os custos associados à sua cadeia produtiva poderão contratar energia com valores competitivos, total previsibilidade e segurança.

O produto lançado pela Enel Trading prevê contratos de, em média, 3 anos, e o processo de adesão é simples, sem burocracia e sem riscos. Com o lançamento, a comercializadora da Enel, que atualmente é um dos três maiores players do mercado livre de energia, planeja dobrar o número total de clientes em sua carteira até o próximo ano.

“Essa é uma solução para negócios de todos os portes e segmentos que querem ser mais competitivos. Nós sabemos como o custo da luz é um desafio para pequenas e médias empresas. Por isso, estamos lançando um produto que garante preços até 30% menores do que os preços no mercado cativo. São valores fixos, garantidos em contrato, sem efeitos de sazonalidade”, afirma Dario Miceli, responsável pelas atividades de Trading e Comercialização da Enel Trading.

Ao contratar energia no mercado livre com a Enel Trading, as empresas ainda podem contar com a energia renovável proveniente das usinas de geração do Grupo Enel. Toda a energia própria produzida pela Enel no Brasil é de fonte renovável. O portfólio nacional da empresa conta com 27 usinas hidrelétricas, 13 parques eólicos e sete parques solares.