Três caminhos para o sucesso
Um novo olhar sobre o portfólio familiar.
Um novo olhar sobre o portfólio familiar: três caminhos para o sucesso. (Foto: Divulgação)
Ao invés de classificar os clientes apenas sob a ótica do risco e retorno, é preciso levar em consideração os objetivos de cada família. Ou seja, quem são as pessoas que dependem do patrimônio, quais são as preocupações e quais propósitos deveriam ser atingidos.
E é dessa maneira que o UBS Consenso Multi-Family Office trabalha. Para isso, seguimos 3 diferentes estratégias de alocação: Liquidez, Longevidade e Legado. Cada uma delas tem um objetivo e, investindo dessa forma, podemos passar por momentos de volatilidade de mercado com muito mais tranquilidade.
Liquidez para manter seu estilo de vida
Separamos nessa estratégia os recursos que serão necessários para as despesas do dia a dia pelos próximos dois a três anos. O objetivo desse portfólio é evitar surpresas. Ele estará investido em ativos pós-fixados líquidos de forma que não seja necessário liquidar posições mais arriscadas e voláteis para cobrir alguma despesa emergencial.
Longevidade para melhorar seu estilo de vida
Aqui incluímos o montante que será necessário para viver até o final da vida. Esse portfólio deve ser resiliente para durar décadas, portanto deve ser diversificado entre as diferentes classes de ativos para suportar melhor os momentos de volatilidade. Esse portfólio deve crescer e defender da inflação.
UBS Consenso Multi-Family Office trabalha com 3 diferentes estratégias: Liquidez, Longevidade e Legado. (Foto: Divulgação)
Legado para melhorar a vida de outras pessoas
E após alocar o portfólio entre as duas primeiras estratégias, o patrimônio restante é alocado na estratégia do Legado. Esse é o portfólio que não será usado ao longo da vida, então tem como objetivo a transferência patrimonial para as próximas gerações e impactar a vida de outras pessoas. Nesse portfolio incluímos uma alocação diversificada globalmente, investimentos ilíquidos (como private equity e venture capital), os temas que acreditamos que serão os ganhadores nas próximas décadas e investimentos sustentáveis.
Dessa forma, temos portfólios alocados de maneira mais assertiva, melhores retornos e famílias mais tranquilas e confiantes de que seus portfólios estão levando em conta seus objetivos e propósitos individuais.
Estatégia monitora os recursos que serão necessários para as despesas do dia a dia pelos próximos dois a três anos. (Foto: Divulgação)
(Fonte: UBS | Conteúdo de Marca)