Em debate na Casa LIDE, Rafael Greca defendeu a necessidade da união do governo com o setor produtivo para movimentação do mercado
Em Curitiba é possível fazer a abertura de uma empresa em apenas cinco horas, tempo 85% mais rápido do que a média brasileira, de 29 horas.
Rafael Greca defendeu a necessidade da união do governo com o setor produtivo. (Foto: Rubens Nemitz Jr/LIDE Paraná)
No dia 04 de abril, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, participou de um encontro debate promovido pelo LIDE Paraná. Ao grupo de empresários, membros do LIDE e convidados, Greca apontou as razões pelas quais Curitiba foi eleita pela Revista América Economia como a 2ª melhor cidade para investir no Brasil e a 5ª da América Latina.
Entre os destaques, estão o fato de a capital do Paraná ser uma das sete comunidades mais inteligentes do mundo, segundo o Intelligent Community Forum (ICF). A capital está entre as cidades do país com o melhor ecossistema para startups.
Um ponto importante destacado pelo prefeito é o investimento na desburocratização e agilização da abertura de empresas.
“Nós buscamos estimular o crescimento da economia. Em Curitiba, é possível abrir uma empresa em apenas cinco horas, 85% mais rápido do que a média brasileira, que é de 29 horas”, reforçou.
Acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone, o prefeito defendeu a necessidade de os governos e as empresas atenderem tanto o setor produtivo quanto o social.
“Para promover a movimentação no mercado e estimular a geração de empregos é preciso que o ambiente seja de cordialidade, de transformação, de melhora. Não há dicotomia entre justiça social e mercado. Curitiba é um exemplo de cidade onde fazemos profunda justiça social”, disse Greca.
Foram apresentados pelo prefeito dados sobre os programas sociais da cidade, com ênfase na saúde pública, salientando a oferta de exames e medicamentos e as ações sociais de combate à fome e de segurança alimentar.
A presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett, enfatizou a importância das parcerias público-privadas e de encontros, como esse, que apresentam aos empresários as perspectivas da cidade e novas propostas de investimento.
“A união é fundamental para colocar as empresas e a população em destaque e proporcionarem novos caminhos para um crescimento sustentável das cidades”, completa.
Heloisa Garrett é presidente do LIDE Paraná. (Foto: Rubens Nemitz Jr/LIDE Paraná)
Curitiba ocupada em sua totalidade
Rafael defendeu o investimento dos empresários na cidade, na ocupação organizada dos espaços públicos buscando a geração de trabalho e renda. “As coisas precisam acontecer a favor da cidade. Buscamos por empresários que usem os espaços da cidade de maneira inteligente, que tragam eventos, investimentos geradores de trabalho e renda. Precisamos transformar as ruas do centro histórico em espaços cheios de vida, com boas lojas e restaurantes”, destacou o gestor.
Política Climática
Greca também apresentou resultados positivos para o desenvolvimento empreendedor da cidade a partir de iniciativas como a Família Folhas, Programa Câmbio Verde e a Pirâmide Solar do Caximba, além do projeto Curitiba mais Energia, e das experiências de desenvolvimento da agricultura urbana na cidade a partir das hortas comunitárias e Fazendas Urbanas, que conscientizam a população sobre o fato de que o ato de semear é o primeiro estágio da cadeia alimentar.
Ele também apresentou os programas desenvolvidos pela Prefeitura que garantem uma governança inovadora e alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Prefeito recebeu da presidente do LIDE uma obra de óleo sobre tela. (Foto: Rubens Nemitz Jr/LIDE Paraná)
Troca de presentes
O prefeito recebeu da presidente do LIDE uma obra de óleo sobre tela: Parque Barigui, do artista plástico e membro do LIDE, Rui Crovade.
Heloisa Garrett destacou a presença forte do prefeito.
“Rafael sempre nos contempla com uma aula sobre a cidade e com ideias inovadoras, razão pela qual foi muito prestigiado em fevereiro, durante o fórum internacional LIDE Brazil Conference, realizado em Lisboa, em Portugal”, contou a presidente.
Greca ofereceu a Garrett um exemplar do livro de sua autoria, Curitiba Luz dos Pinhais, e que conta a história da formação urbana e cultural da cidade. Além disso, autografou outros exemplares de propriedade dos membros. Após o debate os presentes foram convidados a experimentar alguns quitutes da culinária paranaense.
Participaram do evento o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zanin Feijó; o secretário Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), Orlando Pessuti; o advogado João Casillo; a deputada estadual Maria Victoria; o diretor-geral da Secretaria de Estado de Inovação, Diego Nogueira.
LIDE Paraná
Integrante do Sistema LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, o LIDE Paraná atua na construção de uma agenda positiva voltada ao fortalecimento da economia daquele que é considerado o segundo estado mais competitivo do Brasil, segundo a The Economist Intelligence Unit.
Ciente do potencial de crescimento das empresas da região, o LIDE Paraná se posiciona como um hub de negócios para a promoção de oportunidades de investimento, desenvolvimento econômico e social e construção de conexões únicas, estimulando as interações e o networking empresarial. Volta-se, ainda, à discussão de temas econômicos e políticos de interesse nacional.
A regional paranaense do LIDE também conta com a Casa LIDE, localizada no bairro Batel, em Curitiba (PR), que funciona como um business club exclusivo para os filiados do estado. Trata- se de um projeto pioneiro que consolidou a primeira Casa LIDE do sistema.