Presidente da FIRS destaca potencial de negócios em Israel

As relações entre Brasil e Israel estão em seu melhor momento, disse Sebastian Watenberg, na Lide Live desta quinta-feira.


Presidente da Federação destacou o papel das startups que vêm revolucionando o mercado. (Foto: Reprodução)

O presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), Sebastian Watenberg, foi o convidado da 28ª edição da LIDE Live na última quinta-feira (9), que falou aos empresários sobre o ecossistema de negócios e a atual relação bilateral entre Brasil e Israel. O evento on-line promovido pelo LIDE RS teve como coordenador o gerente e coordenador da entidade, advogado Daniel Fernandes.

Ao longo dos anos, segundo Watenberg, as relações entre Brasil e Israel vêm sendo marcadas pela boa parceria traduzida em intercâmbios históricos nas áreas técnica, científica e tecnológica e pela cordialidade entre os dois países. Na sua opinião, estas boas relações ampliaram-se e hoje estão em seu melhor momento. “Entretanto, é preciso avançar nas relações comerciais, pois há muito espaço e oportunidades para isto”, avaliou. O Brasil é hoje um dos 10 principais mercados de Israel.

O presidente da FIRS destacou a importância das iniciativas envolvendo programas de pesquisa e desenvolvimento que ainda podem avançar de maneira mais efetiva, ressaltando o papel das startups que atendem clientes em nível mundial – inclusive o Brasil – e que há muito vêm revolucionando mercados em vários segmentos. Israel abriga 4 mil startups, estando em 4º lugar no mundo entre os países que utilizam este conceito de desenvolver produtos e serviços únicos e inovadores.

“Não havendo recursos naturais a serem utilizados, os israelenses foram obrigados a pensar de forma mais ampla e diferente, sempre orientados à solução de problemas. Eles sabem inovar, sempre pensando nos problemas globais”, considera Watenberg.

Com uma economia plural, que conta com forte apoio estatal na tomada de crédito, em Israel, a tolerância ao erro faz com que os empreendedores não desistam de seus negócios quando estes não dão certo a curto e médio prazos. O entendimento é que mais maduros e com crédito disponível, eles persistem com a visão de maior chance de sucesso.

Neste contexto, tomou forma no país o ecossistema da inovação, onde as empresas participantes, interligadas e com papéis bem definidos, apoiam-se mutuamente. “O objetivo é fazer com que as empresas se desenvolvam e permaneçam com seus negócios fortalecendo a economia em Israel, explica o presidente da FIRS.

Ao final, Watenberg, disse ter a expectativa de que cada vez mais as empresas gaúchas, em especial, percebam o quanto mercado israelense tem a oferecer.

Assista ao evento na íntegra: