Paulo Cunha: o Insper perde um grande apoiador; o país, um grande brasileiro

Ex-membro do Conselho Deliberativo do Insper, Paulo Guilherme Aguiar Cunha, faleceu ontem (3), aos 82 anos.

Cunha foi presidente do Grupo Ultra, da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (Foto: Divulgação)

 

Foi com profunda consternação que recebemos neste domingo, 3 de julho, a notícia da morte do empresário Paulo Guilherme Aguiar Cunha, aos 82 anos. Sobre a perda, o presidente do Conselho Consultivo do Insper, Claudio Haddad, que manteve longa relação pessoal com Cunha, disse:

“Tinha profunda admiração e gratidão a ele pela amizade e por tudo que ele fez pelo Insper e pelo Brasil. Perdemos um grande brasileiro e um ser humano exemplar. Foi um privilégio para mim ter podido conviver com ele durante esses anos”.

Ex-membro do Conselho Deliberativo do Insper, Cunha foi um grande apoiador da escola, entusiasta, desde o início, da implantação do Programa de Engenharia. “É impressionante como ele ajudou a nos tornarmos a escola que somos hoje, tanto pela sua atuação no Conselho como pelo apoio por meio do grupo Ultra. Somos muito gratos a Paulo Cunha”, diz Marcos Lisboa, presidente do Insper.

No prédio 2 do Insper, um espaço faz homenagem a ele: o Hub de Inovação Paulo Cunha. Inaugurado em dezembro de 2019, o Hub é um núcleo aberto à sociedade e dedicado a pesquisa aplicada e empreendedorismo. O próprio Paulo compareceu à inauguração desse centro de dinamismo.

Paulo Cunha se destacou por décadas como um dos principais industriais e lideranças empresariais do Brasil. Formado em Engenharia Industrial na PUC-Rio, iniciou a carreira profissional como concursado da Petrobras. Logo depois, a convite, transferiu-se em 1967 para o Ultra, grupo de empresas em que fez uma trajetória de mais de meio século. Nesse período, o grupo se expandiu continuamente, abriu o capital e se tornou um dos maiores do Brasil em áreas como energia, petroquímica e química, entre outras.

Ao mesmo tempo em que atuou com sucesso nos negócios, foi um homem público. Presidiu diversas associações empresariais, foi membro do Conselho Monetário Nacional e presidente do Conselho Orientador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Até 2018, ocupou o cargo de presidente do Conselho de Administração do grupo Ultra, parceiro do Insper em diversas ações.

 

Fonte: Por Insper Conhecimento