Crescimento dos colaboradores pode ajudar desenvolvimento da empresa

Especialista afirma que é no convívio diário que estão certamente as informações mais valiosas, como a dedicação, o desenvolvimento profissional e o domínio das suas funções e dos colegas.

O desenvolvimento de grandes lideranças e profissionais de renome ocorre em ambientes propícios à formação profissional, segundo consultora. (Foto: Pixabay)

O currículo costuma ser a principal referência de uma empresa para entender se um candidato atende ou não aos requisitos que ela necessita para ocupar uma determinada vaga. Mas é no convívio diário que estão certamente as informações mais valiosas, e que não aparecem na ficha do candidato, como a dedicação, o desenvolvimento profissional e o domínio das suas funções e dos colegas.

Para Renata Lemos, consultora especialista em desenvolvimento de líderes e cultura organizacional e fundadora do Instituto Excelência Gestão e Cultura (IEGC), ter um colaborador com essas características pode ser uma chance única de contribuir para seu crescimento profissional. “Esse crescimento precisa ser compartilhado. O colaborador entra com o autoconhecimento, que passa pela consciência dos seus pontos fortes e fracos e o desejo de aprimoramento, e a empresa entra com a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento”, explica.

A consultora lembra que o desenvolvimento de grandes lideranças e profissionais de renome ocorre em ambientes propícios à formação profissional. Por isso, não se trata de criar uma cultura de subserviência militar, onde o colaborador não tem espaço para suas ideias e proposições. Lemos explica que é necessária uma construção na mesma sintonia.

“Isso certamente já ocorreu com os gestores mais experientes. Muitas vezes deparamos com pessoas talentosas por natureza, mas que não têm noção de onde estavam nem para onde queriam ir ou não têm espaço para se desenvolver. É um tipo de talento quase que vazio, porque não consegue ou não importa em se aprimorar. Se a empresa conseguir estimulá-la a se autoconhecer e a se desenvolver, é um ganho enorme para o colaborador e para a empresa”, observa Renata Lemos.

“É nessas condições que ocorre a realização profissional, que é positiva tanto para o indivíduo quanto para a empresa que compartilha dessa responsabilidade. E isso tem um valor inestimável para qualquer corporação, porque ela também se desponta como incubadora de grandes talentos, elevando seu nível no mercado”, completa.