Representação feminina nos conselhos de administração permanece estável em 2024
Levantamento revela estabilidade no número de assentos ocupados por mulheres nas companhias.
Anna Guimarães, presidente do Conselho Consultivo do 30% Club Brazil. (Foto: Fernanda Bozza/Divulgação)
O mais recente estudo realizado pelo 30% Club Brazil, capítulo da campanha global que promove a equidade de gênero nos Conselhos de Administração das companhias, em parceria com a PwC Brasil, revela estabilidade na inclusão de mulheres em assentos nos colegiados das empresas de capital aberto do índice IBrX100, indicador do desempenho médio das cotações dos 100 ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro. Nomes como Auren, Caixa Seguridade e Raízen passam a compor o grupo de companhias que atingiram os 30% de mulheres em seu board em 2024.
Se compararmos com o início da atuação da iniciativa 30% Club no Brasil, em 2019, quando as mulheres representavam apenas 8,5% de conselheiras nas organizações listadas, houve um avanço. Porém, a trajetória para alcance da paridade de gênero ainda é lento e longo, é o que diz a Presidente do Conselho Consultivo do 30% Club Brazil, Anna Guimarães: “Continuaremos o trabalho de fomentar a discussão e a implementação de práticas que promovam o equilíbrio de gênero nos Conselhos de Administração e nos altos escalões corporativos, reconhecendo que, a equidade ainda demanda esforços contínuos e sustentados, considerando os benefícios que o equilíbrio de gênero promove.“
“O relatório foi baseado em dados coletados pela PwC diretamente dos sites das instituições, na seção de Relacionamento com Investidores (RI), e validado por meio das atas das Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs)”, explica Maria José Cury, sócia da PwC Brasil e uma das responsáveis pela metodologia da pesquisa. Ela acrescenta que a análise revelou que 16 companhias já atingiram ou superaram a marca de 30% de mulheres em seus colegiados: Auren, B3, Banco do Brasil, Caixa Seguridade, Carrefour Brasil, Cogna, Hypera, Lojas Renner, Magazine Luiza, Raízen, Rumo , Santander Brasil, Vivo (Telefônica Brasil), TIM, Totvs e Vivara.
“Observar empresas verdadeiramente comprometidas à equidade destaca a relevância da missão do 30% Club. Nossa expectativa para 2025 é de um progresso robusto nas organizações reconhecidas, especialmente após um ano de avanços tímidos”, destaca Anna.
Os dados da pesquisa ainda demonstram que companhias como Banco Brasil, Caixa Seguridade, Magazine Luiza, Santander, TIM, Totvs e Vivara se destacam na vanguarda da equidade de gênero, com 40% ou mais de conselheiras. Entre todas as organizações analisadas, somente a primeira tem um colegiado com participação feminina superior a 50%. Outras 18 instituições estão progredindo em direção à paridade, com mais de 25% de mulheres em seus boards: Ambev, Arezzo, Assaí, Azul, Cielo, CPFL Energia, CSN Mineração, Direcional, Grupo Natura, ITAUSA, Klabin, Localiza, MRV, Multiplan, Petz, Porto Seguro, Sabesp e Santos BRP. Por outro lado, o levantamento revela que aproximadamente 8% das instituições listadas no IBrX 100 ainda não possuem nenhuma mulher em seus boards.
Premiação
Para fomentar a meta de 30% no Brasil e reconhecer nomes que já são destaques neste sentido, a iniciativa promove diversas ações, como o prêmio 30% Club Brazil Award 2024, que acontecerá em 30 de outubro, na sede da PwC, em São Paulo (SP), com o patrocínio do Ibracon - Instituto de Auditoria Independente do Brasil.
A ocasião vai coroar as companhias destacadas neste estudo e tem como finalidade reconhecer as integrantes do IBrX 100 que contemplam 30% ou mais de mulheres nos seus Conselhos de Administração. Sua primeira edição foi realizada em novembro de 2023, com 16 companhias premiadas
“A expectativa é que essas 16 vencedoras inspirem as demais e abram caminho para que na próxima edição do prêmio possamos dobrar o número de instituições contempladas”. conclui a presidente do 30% Club Brazil.