Motiva será a nova marca do Grupo CCR

Novo nome e identidade visual complementam o amplo processo de revisão da estratégia, cultura e desenho organizacional iniciado em 2023.

MotivaGrupo CCR anuncia nova marca e o processo de mudança terá duração total de dois anos. (Foto: Divulgação)

O Grupo CCR, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, anuncia um movimento estratégico que consolida o amplo processo de transformação organizacional por que tem passado desde 2023. No momento em que torna pública a intenção de alterar sua razão social – a ser deliberada em Assembleia Geral de Acionistas marcada para 23 de abril –, a Companhia comunica que ganhará uma nova marca, passando a se chamar Motiva a partir do dia 24 daquele mês. O novo nome e identidade visual refletem a evolução, ao longo de 25 anos, da empresa que nasceu como uma concessionária de rodovias e veio a se tornar um dos principais players de infraestrutura da América Latina, com operações em rodovias, aeroportos, trens e metrôs.

“Depois de mais de duas décadas com a marca CCR, chegou o momento de fazer evoluir nosso nome e identidade corporativa. Esta mudança se insere no contexto do amplo processo de transformação pelo qual passamos desde 2023 – nova estratégia, nova organização, nova cultura. Agora, nova marca. Motiva é acima de tudo um compromisso com os nossos clientes, nossas pessoas e nossos acionistas. Uma marca que respeita sua história, mas que se projeta para o futuro, representando uma empresa que quer ser mais humanizada, próxima do cliente, tecnológica e sustentável”, afirma Miguel Setas, CEO do Grupo.

Seguindo um cronograma pré-definido, o processo de troca da marca terá duração total de dois anos. A mudança começará no fim de abril pelos principais escritórios da Companhia. Ainda em maio, a Empresa ganhará um novo ticker na B3. Nos meses seguintes, o rebranding se estenderá progressivamente às concessionárias. As últimas unidades receberão a nova marca ao longo de 2026.

Novo conceito

A palavra Motiva tem origem no latim “motivus”, que significa “aquilo que move” ou “o que causa movimento”. No sentido literal, a marca Motiva está ligada à ideia de ação ou impulso que leva algo a se movimentar ou a ocorrer. Em seu sentido figurado, está associada ao estímulo ou inspiração para que um movimento aconteça.

“O novo nome representa a evolução de uma marca descritiva – CCR (Companhia de Concessões Rodoviárias) – o mais comum entre as empresas de infraestrutura de mobilidade, para uma marca associativa, Motiva, cujo nome dialoga com o propósito da Empresa de melhorar a vida das pessoas através da mobilidade. Assim, a Companhia se posiciona de forma pioneira e inovadora em seu segmento, em linha com sua visão de liderar o setor de mobilidade com foco na criação de valor sustentável”, afirma Vanessa Vieira, diretora de Marca e Comunicação do Grupo CCR.

A identidade visual também foi totalmente renovada e modernizada. Os tradicionais cinza e vermelho bordô da marca do Grupo CCR deram lugar ao anil, que se situa no espectro cromático entre o azul e o violeta. Associada aos conceitos de tranquilidade e harmonia, a cor distingue a nova marca das demais empresas do setor. O símbolo formado por um círculo com duas linhas curvas entrelaçadas, que remete ao percurso de uma rodovia, foi substituído por um logo constituído por três ondas que carregam em si as ideias de fluidez e movimento. As formas curvas acompanham a estética modernista brasileira, presente nas calçadas e edifícios das cidades e no trabalho de grandes nomes brasileiros das artes plásticas e arquitetura. As letras em caixa baixa visam aproximar ainda mais a marca de seus públicos.

Do ponto de vista de Arquitetura de Marca, a Companhia passa a abrigar todas as suas empresas sob uma marca única. “Nossa nova identidade não é uma simples mudança estética — ela traduz uma evolução da nossa estratégia e da nossa cultura, com foco nos clientes. A experiência começa no design, mas o impacto se espalha por toda a jornada”, afirma Maurício Tortosa, diretor de Experiência do Cliente do Grupo CCR.

A agência responsável pela execução do projeto de rebranding da CCR foi a FutureBrand. “Motiva nasce para ser uma marca à prova de futuro, refletindo e inspirando a transformação do negócio”, explica André Matias, diretor e sócio da FutureBrand, consultoria responsável pelo projeto de rebranding da Motiva. “O processo de construção foi baseado em uma investigação profunda, na qual entendemos a relação da marca com seus principais públicos, suas alavancas de valor e os pontos de evolução necessários para impulsionar o crescimento.” Para Matias, “o resultado é uma marca que rompe os padrões do setor e estabelece uma conexão legítima com seus diversos públicos — dos milhões de clientes que vivem a experiência Motiva em rodovias, aeroportos, trens e metrôs, aos colaboradores, investidores e representantes do poder concedente —, reforçando o compromisso da empresa de melhorar a vida das pessoas através da mobilidade”, afirma.