Eduardo Amiralian, Phisalia: 'Tornar os produtos 100% veganos é um compromisso real da empresa'

Marca brasileria de higiene pessoal e cosméticos celebra 50 anos com perspectivas de crescimento alto, sustentabilidade e expanção na exportação.

eduardo phisalia (1)Eduardo Amiralian, CEO Phisalia. (Foto: Reprodução/Linkedin)

Em um mercado extremamente concorrido, com gigantes multinacionais, a brasileira Phisalia, focada em higiene pessoal e cosméticoschega aos 50 anos com planos de expandir as suas exportações para o mercado da América do Sul, expectativa de crescimento acima dos 20% e foco em sustentabilidade, com o relançamento de marcas e produtos veganos, como a recente linha baby Lukinha.

Neste caminho, ainda há a previsão de lançamentos em novas categorias e um compromisso: tornar todos os produtos da empresa veganos. O desejo, de acordo com o CEO Eduardo Amiralian, esbarra em um grande desafio: contar ainda com uma parcela pequena dos consumidores disposta a pagar a mais por essa característica.

Nesta entrevista exclusiva ao LÍDER.INC, o executivo detalha a estratégia para seguir neste passo ESG sem afetar de forma expressiva os preços e os projetos para 2024.

O que ele diz sobre sustentabilidade 

  • Um plano 100% vegano: Segundo o executivo, todas as marcas da empresa (Tra Lá Lá, Lukinha e Physalis estão alinhadas com questões ESG, como embalagens PET e produtos veganos. O recente relançamento da linha Lukinha Baby, em abril deste ano, demonstra essa preocupação, embora a marca Physalis tenha uma comunicação mais forte sobre sustentabilidade ambiental.

"Tornar os produtos 100% veganos é um compromisso real da empresa. Atualmente, todos os nossos produtos seguem essa diretriz. Isso não apenas responde a uma demanda crescente por produtos éticos e sustentáveis, mas também está alinhado com nossos valores e propósito como empresa", Eduardo Amiralian, CEO da Phisalia. 

  • Desafios com o preço: Apesar do desejo de ter todas as linhas da Phisalia com o padrão 100% vegano, Eduardo relata que o público que almeja pagar a mais por esses produtos é minoria, deixando a empresa o desafio de oferecer produtos eficientes sem aumentar de forma significativa os preços.

"Uma parcela menor dos consumidores está disposta a pagar um preço premium por produtos veganos e sustentáveis. Nosso desafio é oferecer esses produtos de forma eficiente, sem aumentar significativamente os custos. Por exemplo, ao utilizar resinas PET 100% recicláveis, buscamos negociações agressivas com nossos fornecedores para evitar repassar custos adicionais aos consumidores finais. Embora possamos optar por alternativas mais baratas, buscamos constantemente aprimorar nossos produtos e práticas".

Expansão

  • Internacionalização em crescimento: a marca brasileira tem a América do Sul como forte mercado internacional e foca em dobrar as exportações neste ano, em comparação com 2023. Além deste território, o CEO vislumbra ampliar para países além desta região.

"Continuamos a investir no segmento de internacionalização, com um foco inicial na América do Sul, compreendendo que este é um projeto de longo prazo que estamos iniciando agora. Para o ano de 2024, temos a expectativa de dobrar o volume de exportações em relação a 2023. Além de abrir novos mercados, a internacionalização traz consigo um aprendizado valioso para a empresa, ao nos confrontar com novos concorrentes e desafios".

"Há planos de expansão contínua nessa frente. Atualmente, estamos concentrando nossos esforços na América do Sul, porém, conforme amadurecemos nessa estratégia, consideramos a possibilidade de explorar outros mercados internacionais".

O que esperar para o futuro?

  • Lançamentos: a celebração de 50 anos promete lançamentos e novas categorias, como cuidados bucais (oral care) e cuidados capilares (hair care) e um crescimento de 25% em 2024, contra 20% em 2023.

Para este ano, estamos planejando lançamentos nas categorias de cuidados bucais (oral care) e cuidados capilares (hair care). Além disso, estamos comemorando os 50 anos da Phisalia com diversas ações tanto internas quanto para o público externo. Este é um ano especial para nós, com um crescimento esperado de 25% em 2024, seguindo um aumento de 20% em 2023.