'Debate sobre educação não é apenas para educadores'
Rafael Lucchesi, do SENAI e da CNI, destacou a importância do ensino técnico como fator de transformação da economia
Rafael Lucchesi, do SENAI e da CNI, participou da segunda rodada de debates do LIDE Brazil Conference Milan, e destacou a importância do ensino técnico como fator de transformação da economia (Foto: Victor Carvalho/LIDE)
Em seu segundo dia de conteúdos e debates, o LIDE Brazil Conference Milan reúne autoridades e empresários para discutirem investimentos multilaterais no Brasil, em Milão, na Itália. A principal pauta da manhã desta sexta-feira (8) foi o papel da educação, da qualificação profissional e da economia criativa como fatores para o desenvolvimento e grandes geradores de negócios na relação entre os dois países. Os painelistas também falaram sobre a relevância da cultura como forma de inclusão e responsabilidade social.
A educação articulada à economia foi o foco do discurso do diretor-geral do SENAI e diretor da CNI, Rafael Lucchesi. Para ele, atrelar as duas pautas é fundamental na sociedade do conhecimento, e destacou o avanço da alteração da matriz educacional brasileira, com a chegada do novo Ensino Médio, como ponto chave para essa transformação.
“O Brasil é um dos poucos lugares do mundo onde o debate sobre educação é apenas para educadores, e isso é um grande equívoco. É preciso avançar muito no ensino técnico do Ensino Médio, nós fazemos muito pouco se comparado a outros países desenvolvidos, como a Áustria, onde essa média chega a 80%. Precisamos adotar uma agenda verde associada a capital humano”, destacou.
A relevância da economia criativa no cenário mundial, especialmente na conexão entre Brasil e Itália, foi o alvo da exposição do presidente do LIDE Cultura e Ministro da Cultura do Brasil (2017-2018), Sérgio Sá Leitão. Ele destacou o impacto da economia criativa sobre outros setores, como turismo, segurança e educação, além do seu papel na geração de empregos e no estímulo à inovação.
“Esse é o setor que mais cresce depois da pandemia, embora tenha sido um dos mais afetados por ela, e corresponde a 4% do PIB global, cerca de US$ 4 trilhões, e responsável por mais de 80 milhões de empregos diretos no mundo”, pontuou Leitão.
Sérgio Sá Leitão, do LIDE Cultura (Foto: Victor Carvalho/LIDE)
O LIDE Brazil Conference Milan tem patrocínio master da Pirelli e patrocínio da CEDAE, Enel, IEL-CNI, Inovetech, Invest Rio, Paper Excellence, Prefeitura de Macaé e TIM. O evento conta ainda com apoio da Estre e Febraban. Como mídia partner da Editora Abril – Veja.