Cíntia Chagas: 'O líder precisa ser exemplo para tudo, até na linguagem'
Educadora e comunicóloga participou do Seminário Mulheres Líderes, na CASA LIDE, em São Paulo.
Educadora e comunicóloga participou do Seminário Mulheres Líderes. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
“Antes de mais nada”, a educadora e comunicóloga Cíntia Chagas iniciou sua exposição explicando que a expressão não acrescenta informações aos interlocutores e deve ser evitada na linguagem formal. Em uma apresentação didática e bem-humorada, a especialista falou sobre a importância da comunicação durante o Seminário LIDE | Mulheres Líderes, realizado nesta sexta-feira (29), na CASA LIDE, em São Paulo.
Vícios de linguagem, maneiras de se apresentar e inícios de conversa com expressões genéricas, mas pouco pertinentes, principalmente para empresárias e executivas, foram alguns dos pontos levantados por Cíntia.
“Você é líder, você precisa ser exemplo para tudo, até na linguagem”, disse.
Outra questão pontuada pela educadora e comunicóloga foi o uso exagerado de palavras de outros idiomas no mundo corporativo. “O estrangeirismo é um fenômeno linguístico, mas isso é diferente de utilizar tantas palavras em inglês em todas as frases. A língua portuguesa é muito mais linda”, enfatizou.
Nadir Moreno, presidente do LIDE Mulher. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
Comunicação não-verbal
Além do uso da linguagem correta, Cíntia Chagas falou, também, sobre a importância da comunicação não-verbal, dando exemplos práticos sobre gesticulação, postura e presença em momentos de fala e destaque, como em um palco.
“Ao ficar em pé, evite se apoiar em uma das pernas, mantenha os pés em paralelo e o peito aberto. Gesticular é pontuar as frases com as mãos, e você precisa realmente pontuar tudo o que está dizendo?”.
A educadora e comunicóloga destacou que gestos, postura e expressão também são essenciais na comunicação. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
Ela falou ainda sobre posicionamento das mãos e técnicas de persuasão.
“Ficar com as mãos em campanário é uma técnica de convencimento que pode ser usada em uma reunião, elas querem dizer ‘estou avaliando o que você está falando’”.
Cíntia destacou o poder da metáfora como maneira de convencimento, sendo importante utilizá-la adequadamente e quando necessário para que o interlocutor possa visualizar o que está sendo dito. “Há uma frase que diz que a imaginação é mais importante que o conhecimento”.
Educadora e comunicóloga participou do Seminário Mulheres Líderes, na CASA LIDE, em São Paulo. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
O Seminário Mulheres Líderes tem o patrocínio da Acciona e da Unimed.Os fornecedores oficiais são Eccaplan, Compactor e Natural One.