Graça Sajovic, da Stefanini: 'Colocamos em mente que não fazemos B2B, nós fazemos o conceito gente para gente'

A vice-presidente do Grupo Stefanini afirma que estreitar relações com os clientes no centro das operações, é uma das maneiras de reduzir os desafios e as incertezas diante de novos ambientes. Executiva participou do primeiro Seminário Mulheres Líderes do ano.

Graça Sajovic, VP do Grupo Stefanini, particia do Seminário Mulheres Líderes (Foto: João Amaro/ Trinca Produções)

A vice-presidente do Grupo Stefanini, Graça Sajovic, disse que a companhia, uma das mais internacionalizadas do país, tem como objetivo humanizar cada vez mais a relação B2B. A executiva participou do Seminário Mulheres Líderes, nesta terça-feira (29), em São Paulo. O evento, um café da manhã promovido pelo LIDE - Grupo de Líderes Empresariais, contou com a participação das principais lideranças femininas do país, e faz parte do calendário em comemoração ao Mês da Mulher. 

A Graça Sajovic debateu o tema "Desafios de empresas globais", visando ampliar o leque de discussões com olhar para o mercado externo. Ao logo do seminário, que também foi transmitido pelas plataformas digitais do LIDE, a executiva lembrou sobre o propósito de internacionalização da companhia, iniciado há mais de 20 anos. "Sempre acreditamos em nosso potencial e fomos fazendo testes, pouco a pouco. Começamos nossas atividades no Brasil, atendendo às necessidades e estreitando relações com clientes", afirmou.

"Trabalhamos a vida inteira como unidade de negócios, mas colocamos em mente que não fazemos B2B, nós fazemos o conceito 'gente para gente' (human to human), critério importante para o nosso desenvolvimento - o que deu certo. Porque a questão não é lidar com os clientes pensando que eles são compradores, mas sim, que estou espontaneamente lidando pessoas para quem nossos produtos e serviços são destinados. Acho que todas as empresas prestadoras de serviço tinham que valorizar muito esse ideal", diz.

imagem_2022-03-29_110508
Café da manhã teve a presença de grandes lideranças femininas.  (Foto: João Amaro/ Trinca Produções)

Ainda durante o encontro, Graça ressaltou a importância de conhecer bem as culturas de cada um dos países onde a companhia está presente - hoje, o Grupo Estefanini mantém unidades em 41 nações como os Estados Unidos, e em países da América Latina e da Europa. A ampliação das operações da empresa globalmente foi o resultado de investimento em aquisições, segundo a vice-presidente. Com isso, o Grupo pode superar desafios e conhecer melhor os cenários estratégicos e perspectivas de negócios.

"Entramos nos países onde nos estabelecemos respeitando as culturas de cada um, porque não tem como forçar que sua cultura seja implementada em outras nações. É preciso cautela, respeito às pessoas, conhecer bem mercado onde você deseja investir, pois você está lidando com pessoas que possuem hábitos distintos aos dos brasileiros. O americano, por exemplo, tem comportamentos diferentes no horário do expediente. São questões que devem ser muito bem pensadas".

Gestão feminina

O Seminiário Mulheres Líderes foi promovido pelo LIDE Mulher, iniciativa que tem como objetivo integrar tais lideranças e discutir novos parâmetros de gestão corporativo, voltado a soluções propositivas e mudanças de paradigmas. O evento contou com a presença das principais lideranças do país, entre elas o Comitê de Gestão do grupo, composto por Nadir Moreno, presidente do LIDE MulherCelia Pompeia, vice-presidente do LIDE MulherBia Cruz, membro do LIDE Mulher, e Sandra Comodaro, membro do LIDE Mulher.

Confira a galeria de fotos: 

g_66_0_1_29032022110412 g_66_0_1_29032022110515 g_66_0_1_29032022113714 g_66_0_1_29032022114510 g_66_0_1_29032022114632 g_66_0_1_29032022114649 g_66_0_1_29032022114740 g_66_0_1_29032022114758 g_66_0_1_29032022114815 g_66_0_1_29032022114840 g_66_0_1_29032022114934 g_66_0_1_29032022114949 g_66_0_1_29032022115004