Tecnologias entram no radar da política brasileira como fontes para uma nova economia
Deputado Aguinaldo Ribeiro e os senadores Ciro Nogueira e Daniella Ribeiro trouxeram inovação como tema no LIDE Brazil Investment Forum, que ocorreu em Nova York.
Aguinaldo Ribeiro, deputado federal (PB) e relator da reforma tributária. (Foto: Érika Garrida/LIDE)
Aguinaldo Ribeiro, deputado federal (PB) e relator da reforma tributária, indexou aspectos de transformação digital que impactam o cotidiano da vida dos brasileiros, dentre eles, ferramentas de inteligência artificial e a inserção do real digital. No entanto, Ribeiro é prático ao comentar que tais evoluções tecnológicas também precisam acompanhar outros sistemas que necessitam de desburocratização, como por meio da reforma tributária que gera incerteza por parcela considerável da população.
"Poucos ainda acreditam na aprovação da reforma e o desafio está em superar esse descrédito. Esse é um dilema que temos junto com as fake news, que estamos nos debruçando no parlamento brasileiro para votar leis que as combatam. Neste último caso, precisamos discutir essa pauta pensando na soberania nacional".
Senador Ciro Nogueira alerta sobre as transformações tecnológicas. (Foto: Érika Garrida/LIDE)
O senador Ciro Nogueira, também presente neste painel, em seu discurso, enfatizou a atual política e a coragem de Arthur Lira em comandar as reformas estruturais ao país. Assim como Aguinaldo, trouxe o tema de tecnologia e inteligência artificial a plenária. Em sua fala, alertou sobre as transformações tecnológicas, como a Inteligência Artificial “temos que preparar o nosso país para enfrentar esse tema, se não, o abismo vai aumentar”.
Inovação
Senadora Daniella Ribeiro reforçou a inovação como fator para o desenvolvimento econômico. (Foto: Érika Garrida/LIDE)
No campo de desenvolvimento econômico, a senadora Daniella Ribeiro trouxe na pauta a inclusão de leis como a do Marco Legal das startups, que auxiliam a "fomentar o ecossistema de negócios".
"Essa é uma das razões que fazem o Brasil ser, hoje, o sétimo destino mais procurado pelos estrangeiros que buscam nações para expandirem seus investimentos", complementou.