Sibaúma é um refúgio para experiência eco slow sobre as falésias

A 15 minutos de Pipa (RN), destino oferece a experiência de uma praia deserta no nordeste.

IMG_7289-HDRUma das acomodações do Kilombo Villas.

Pipa, no Rio Grande do Norte, é reconhecida como um dos destinos mais desejados do Brasil. Com suas praias, falésias e atmosfera vibrante, a região atrai turistas do mundo inteiro. Mas, para quem busca um lugar ainda mais conectado à natureza, a vizinha Praia de Sibaúma, com suas falésias desérticas, revela-se um verdadeiro santuário de beleza intocada.

Ali, o Kilombo Villas é um refúgio eco slow — conceito que prioriza a sustentabilidade e o ritmo desacelerado. O hotel boutique se diferencia pela proposta de imersão na natureza com doses generosas de conforto e contemplação.

Sibaúma preserva um charme rústico, silencioso, voltado ao essencial. Um espetáculo diário começa bem cedo: o sol nasce às 4h30, e você pode assisti-lo do terraço da sua vila. O hotel traduz esse cenário em uma experiência que valoriza o entorno. Desde sua inauguração, em 2007, adota práticas ecológicas como energia solar, reaproveitamento de água e um design arquitetônico de baixo impacto ambiental.

_LAB2312 (2)_altaA vista da praia de Simbaúma.

O mais recente espaço do hotel, o pavilhão Folhas Sagradas, tem uma estrutura inspirada em santuários gregos, com uso de madeira laminada e bambu. “Com essa vista exuberante para o mar de Sibaúma, o objetivo era construir um verdadeiro templo em nosso paraíso particular”, conta o espanhol Eduardo Gilles, sócio do Kilombo Villas. Ex-diretor de arte em Barcelona, Gilles vendeu sua produtora de cinema e mudou-se para o Brasil. “A primeira vez que vi este lugar, fiquei assombrado pela beleza e me conectei completamente.”

Passeios de bicicleta permitem explorar a paisagem costeira da região. Ao pôr do sol, uma lancha desliza pela Lagoa de Guaraíras, revelando um espetáculo de cores refletidas na água. As cinco vilas do hotel são espaçosas, exclusivas e únicas em seus atributos e decorações.

A Villa Desidéria, por exemplo, conta com academia privativa, terraço com banheira de hidromassagem e um lounge panorâmico para o pôr do sol. O café da manhã pode ser servido em qualquer lugar que o hóspede desejar — da cama à varanda.

O restaurante do hotel oferece uma gastronomia autoral, criativa e saborosa. No cardápio de terapias holísticas, o hóspede encontra massagens ayurvédicas, shiatsu e drenagem linfática.

Nesse universo particular, com acesso privativo pelas falésias até a praia de Sibaúma, o tempo desacelera — no conforto da natureza.