Olimpíadas de Paris serão as mais sustentáveis da história

O governo francês garante que o evento esportivo será o mais sustentável da História. Bom para o planeta e ótimo para quem visitar a cidade.

Clbration Berges de SeineO governo francês garante que o evento esportivo será o mais sustentável da História. Bom para o planeta e ótimo para quem visitar a cidade.

Falar em luxo sem o olhar da sustentabilidade é démodé, para dizer o mínimo, e a França sabe disso. As Olimpíadas de Paris prometem marcar época não só pela imponência parisiense, mas pela consciência ambiental. A meta autoimposta pelo governo francês é de que os Jogos Olímpicos de 2024 sejam os mais sustentáveis da História. Serão os primeiros alinhados com o Acordo do Clima de Paris, assinado por 195 países em 2016.

O objetivo da prefeitura parisiense é cortar pela metade as emissões de CO2 geradas pelos jogos de Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016). Para alcançar a meta, projetos que compensam as emissões de carbono e que privilegiam soluções ambientalmente responsáveis, principalmente nos setores de transporte, alimentação e energia, receberam grandes aportes e vantagens tributárias. Obras realizadas já começam a beneficiar os turistas, como a inauguração de novas praças, o acréscimo de 8.5 hectares de espaços verdes e melhorias na mobilidade urbana.

Sustentabilidade e regeneração

Parte do rio Sena, que receberá a cerimônia de abertura, está em processo de despoluição e a ideia é que seja possível voltar a nadar ali após os Jogos. A cidade também ganhou novos hotéis, vários voltados para o mercado de luxo, como Bulgari Paris, So Paris, Le Grand Mazarin e La Fantaisie. E a cena gastronômica e boêmia foi renovada com a abertura de novos restaurantes e bares. A capital francesa está inaugurando diversas estações de metrô, que devem incentivar os visitantes a usarem meios de transportes menos poluentes.

Para quem prefere o conforto de um carro, o novo aplicativo de mobilidade responsável, CaoCao Mobility Paris (pronuncia-se Tsao Tsao), oferece uma frota de veículos TX, similares aos Black Cab de Londres, todos elétricos ou híbridos.

A opção por utilizar ao máximo as infraestruturas já existentes – inclusive alguns pontos turísticos – também vai minimizar o impacto ambiental do evento. Além disso, novas construções terão fins sociais após as Olimpíadas. Outra iniciativa do governo é que a energia das arenas seja 100% renovável. Se conseguir alcançar os objetivos, as Olimpíadas de Paris determinarão um novo padrão para os próximos eventos esportivos. A sustentabilidade em grande escala está chegando para ficar.