Vinícolas Stags Leap, no Napa Valley, uniram-se para fazer um Cabernet de edição especial
Cinquenta anos depois da produção do vinho que colocou a pequena AVA no mapa, os seus sócios oferecem um lançamento colaborativo.
O Cabernet Sauvignon 2021 da Stags Leap District Winegrowers Association
O distrito de Stags Leap, uma pequena Área Vitícola Americana (AVA) no lado leste de Napa Valley, disparou para a fama em 1976 quando Stag's Leap Wine Cellars 1973 Cabernet Sauvignon conquistou o primeiro lugar entre os vinhos tintos no Julgamento de Paris, superando, entre outros, Château Mouton Rothschild 1970 e Château Haut-Brion da mesma safra. Cinquenta anos após a produção do vinho que traria notoriedade a este pequeno AVA - e colocaria Napa Valley no mapa - as 16 vinícolas da Stags Leap District Winegrowers Association lançam uma edição limitada Cabernet Sauvignon 2021, a primeira colaboração entre seus membros.
Originalmente plantado na área em 1961, o Cabernet Sauvignon responde hoje por mais de 80% das uvas cultivadas nos 1.200 acres de Stags Leap. Com uma história de vinificação que remonta ao final do século 19, diz-se que o distrito recebeu o nome de um veado ágil que percorria seus picos escarpados, escapando dos caçadores locais. O animal e as vinícolas da região estão homenageados na arte do rótulo do novo lançamento.
“O design do rótulo de 16 pontos apresenta as 16 vinícolas incluídas e evoca o poder e a graça simultâneos encontrados em nossos Cabernets”, diz Nancy Bialek, diretora executiva da associação de viticultores. Cada vinícola envelhecia Cabernet Sauvignon em barris novos de carvalho francês por um ano antes de serem submetidos a um grupo de cinco enólogos para seleção, mistura e posterior envelhecimento, com apenas quatro barris produzidos como vinho final.
Essa equipe de master blending era composta por Michael Baldacci da Baldacci Family Vineyards , Robbie Meyer da Malk Family Vineyards , Robert Smith da Quixote Winery , Elizabeth Vianna da Chimney Rock Winery e Josh Widaman da Pine Ridge Vineyards , todos escolhidos por seus colegas. . Participaram do projeto Stags' Leap Winery e Stag's Leap Wine Cellars, assim como nomes conhecidos como Clos du Val, Cliff Lede, Silverado e Shafer, entre outros.
Design do rótulo apresenta as 16 vinícolas incluídas.
É claro que esse nível de participação representava um risco: se muitos cozinheiros estragam o caldo, imagine o efeito de muitos vinicultores. Mas Vianna, da Chimney Rock Winery, diz que foi “um processo extraordinariamente suave e delicioso para juntar a mistura como uma equipe. Não somos apenas vizinhos de trabalho, mas todos nos conhecemos há muitos anos como amigos, por isso foi uma oportunidade divertida de apenas sair, trazer cada uma de nossas diferentes perspectivas para a mesa e trabalhar com um suco extraordinário para criar esta criação única.”
“Nesse nível de qualidade, potência e riqueza do vinho são um pré-requisito, e esses foram os tipos de lotes fornecidos como amostras de nossas vinícolas membros”, diz Widaman, da Pine Ridge . “Tornou-se evidente desde o início do processo de mistura que a coisa mais importante para nos concentrarmos como equipe era a tensão que existe entre a vibração suculenta da fruta e o perfil de taninos concentrados, mas polidos, que são marcas registradas deste distrito. ”
Uma amostra de pré-lançamento de Stags Leap District Winegrowers 2021 Cabernet Sauvignon oferece um buquê inebriante de geléia de mirtilo, amora, grafite e flores roxas. É macio no início, com taninos polidos, acidez moderada e sabores de cereja preta, cassis, chocolate amargo, raspas de laranja e violeta; uma agradável nota floral persiste no final suave.
Ao preço de $ 275 por garrafa, com três e seis pacotes disponíveis, a pré-oferta ocorre no evento anual Vineyard to Vintner Stags Leap District Winegrowers no final de abril. A partir de 15 de outubro, ele pode ser adquirido exclusivamente no site do distrito, com vendas encerradas em 14 de dezembro.