Teste de sabor: o mais novo Bourbon da Wild Turkey foi um acidente, mas também é excelente
Aparentemente, algumas histórias estranhas sobre a origem do uísque são verdadeiras.
Master's Keep é uma espécie de antítese do Wild Turkey 101.
Somos alimentados com tantas histórias de origem no mundo do uísque que muitas vezes é difícil acreditar nelas ou acompanhá-las. Esse foi o caso quando apresentado a história por trás do novo Wild Turkey Master's Keep Unforgotten, mas depois de provar e ouvir o próprio Eddie Russell, parece que os fatos estão em ordem.
Master's Keep é uma espécie de antítese do Wild Turkey 101 - essas garrafas sofisticadas mudam de forma todos os anos com um novo tema e maquiagem desde o lançamento em 2015, em oposição ao bourbon consistente e confiável . O novo Master's Keep Unforgotten é um riff de um lançamento anterior chamado Forgiven. A história continua, e Eddie jura por isso, que um funcionário da destilaria acidentalmente combinou um lote de bourbon e centeio há mais de uma década e relatou aos Russells, algo que ele a elogia. Enquanto seu pai, o mestre destilador Jimmy Russell, estava muito chateado com isso, Eddie viu isso como uma oportunidade e, finalmente, decidiu lançar uma mistura de bourbon e centeio .. O desajeitado Unforgotten pega anos depois, uma mistura de bourbon de 13 anos e centeio de oito a nove anos que foi engarrafado a 105 graus. Em uma etapa final, foi finalizado em barris de centeio recém-despejados por mais seis semanas.
“Eu queria que fosse chamado Unforgiven, mas Clint Eastwood tinha essa marca registrada”, disse Eddie em um evento recente em Nova York, o que reconhecidamente é uma piada de pai bastante sólida. Embora ele tenha liderado o uísque , como ele faz todos os lançamentos do Master's Keep, ele diz que seu filho Bruce ajudou muito com Unforgotten também. “Eu queria que o centeio fosse a estrela neste e deixasse o bourbon melhorá-lo. Costumava ser apenas as pessoas que bebiam centeio eram caras de uísque , mas agora parece que todo mundo bebe. Alguns deles podem ser um pouco difíceis no início, são grandes, ousados e picantes. Esse bourbon aqui arredonda essas arestas.”
Se você tiver a chance de provar os dois uísques lado a lado, poderá ver o que esse envelhecimento extra traz ao paladar. Verdade seja dita, eu gostei mais do Master's Keep One do ano passado do que do novo lançamento, mas este é um uísque muito bom também. O nariz começa com aromas de frutas cítricas e baunilha. Em seguida, o paladar se abre com um pouco de doçura, algumas notas de pumpernickel e chocolate babka, seguidas de um pouco de especiarias secas de centeio e até um pouco de vinagre balsâmico no final. É um uísque interessante que tem o reconhecível personagem Wild Turkey, mas há muito mais acontecendo.
É verdade que houve outras misturas de bourbon e centeio lançadas antes, e algumas delas nem foram acidentes. “Alguns dos caras menores fizeram isso, como High West com Bourye, que apenas irritou Jimmy Russell”, disse Eddie com uma risada. “Ele não gosta de coisas assim. [Unforgotten] é melhor para mim do que Forgiven, mas são dois estilos diferentes no que diz respeito ao perfil de sabor. Eu deveria ser como Jimmy e dizer que se você não gosta disso, meu filho Bruce fez. Se você fizer isso, eu consegui.” Bem, Eddie, acho que todo o crédito vai para você, porque esse uísque é muito bom.
Pontuação: 92
O que nossa pontuação significa
100: Vale a pena trocar seu primogênito por
95 – 99 No Panteão: Um troféu para o gabinete
90 – 94 Ótimo: Um aceno animado de amigos quando você lhes serve um gole
85 – 89 Muito Bom: Delicioso o suficiente para comprar, mas não tão especial o suficiente para perseguir no mercado secundário
80 – 84 Bom: Mais do seu bebedor diário, sólido e confiável
Abaixo de 80 Tudo bem: Honestamente, provavelmente não vamos perder o seu tempo e o nosso com isso
Reportagem original: Taste Test: Wild Turkey’s Newest Bourbon Was an Accident. It’s Also Outstanding