Ristorantino: o restaurante dos mimos
O Ristorantino vai além da excepcional gastronomia italiana, ele conquista pelo serviço impecável e muito afetuoso.
Ristorantino vai além da excepcional gastronomia italiana.
O Ristorantino é diferente de tudo o que conhecemos. Localizado em um lindo sobrado nos Jardins, elegantemente decorado, com distanciamento perfeito entre as mesas, o suficiente para nada o incomodar. Mas o que mais me encanta, além da gastronomia italiana excepcional do experiente chef Henrique de March Schoendorfer, é a leveza do local e o serviço impecável e afetuoso de toda a equipe.
O melhor é já ter a sua reserva, pois, ao chegar, é recebido pelo concierge Didi, que o leva à mesa especialmente preparada para você. Logo verificam se você quer o couvert – não o despreze. E se optar por lascas de grana padano com geleias de frutas da casa,com certeza não haverá arrependimento. Deslizar a geleia de figo sobre as fatias do queijo, sentir a difusão de sabores, e de preferência acompanhado por um bom vinho tinto, o faz entender o porquê de você estar ali.
Tudo acontece no tempo certo, como se invisivelmente olhos espiões observassem a hora certa de servir.
O tratamento é realmente muito especial, tanto que, em uma de minhas passagens pelo restaurante, perguntei onde poderia comprar a geleia de figo. A resposta foi que é feita no próprio local e, surpresa, em alguns minutos recebi uma porção da iguaria em uma linda caixinha para dar continuidade àquela sensação em minha casa. Quanta delicadeza! Ao terminar a entrada, no tempo certo e de maneira gentil, chega para você um “mimo” do chef. Pode ser um pequeno nhoque, uma massa crocante, uma míni lasanha. Gentileza que nos deixa com alma mais leve e, pode-se dizer, com mais apetite!
O prato principal, seja qual for a sua escolha, pode ter a certeza de que não irá errar: linguado com míni nhoques, agnollotti verde com carciofi, lasanha ao tartufo nero e os risotos são excelentes. E, em mais uma demonstração da gentileza, caso você não o coma por inteiro, alguém vai te dizer: “Da próxima vez, peça meia porção”. Esta atenção é maravilhosa! A delicadeza impera e, no tempo certo, vem o sorbet. Da última vez em que estive lá, era de maracujá com crocantes das sementes do fruto.
Você terá uma experiência de diversos sabores.
Tudo acontece no tempo certo, como se invisivelmente olhos espiões observassem a hora certa de servir o próximo prato, de prestar a próxima gentileza, de demonstrar o próximo afago. Quanto às sobremesas, infelizmente não posso falar da lista de dar água na boca. Só tenho olhos para uma, o tiramissu. Quem não experimentou o tiramissu do Ristorantino, não comeu tiramissu ainda! Em um formato diferente, a fina fatia leva de um lado creme de mascarpone e do outro, creme de chocolate e café. Experimente puro ou com um creme de cada vez. Ou com todos.
Você terá uma experiência de diversos sabores. O café, não poderia ser diferente. É servido com pequenos docinhos que encantam. Enquanto espera a conta, você recebe um cálice de limoncello. Tantos mimos, tantos carinhos não param por aí. Para recordar este momento, você é presenteado com uma caixinha de chocolates para degustar mais tarde e ter a doce lembrança de um almoço ou jantar perfeitos.
Restauranter Ricardo Trevisani, que rege este ambiente.
O grande maestro deste espetáculo de sensações e de sabores é o restauranter Ricardo Trevisani, que, de maneira quase invisível, rege este ambiente. Sua figura, porém, está sempre presente, seja para receber os clientes, seja para se despedir com a frase amiga: “Volte!”. Com certeza já voltamos e vamos voltar sempre. Afinal, quem não gosta de um mimo?
Prato principal, seja qual for a sua escolha, pode ter a certeza de que não irá errar.
O Ristorantino é diferente de tudo o que conhecemos.
Chef Henrique de Marchi Schoendorfer passou por cozinhas do Grupo Fasano.