Este restaurante argentino fez um sanduíche de bife tão bom que você vai querer voar para o país para prová-lo
É o destaque do novo menu degustação centrado no vinho da Angélica Cocina Maestra.
Como o pão é a alma de qualquer sanduíche, este apresenta uma variedade conhecida como pan de campo (“pão de acampamento”).
No Angélica Cocina Maestra , a nova cozinha do restaurante serve de musa para os vinhos Catena Zapata – mas, não se engane, a complexa e inventiva comida argentina merece tanto destaque quanto as safras que complementam, desde um prato de farinha de ervilha-ravióli ( elaborado a partir de ervilhas moídas à mão cultivadas no local) a um trio de sais infundidos colhidos na própria mina de sal andina da vinícola. Grande parte do cardápio - do chef e enólogo-chefe Alejandro Vigil, que, ao lado de sua esposa, María Sanc, é dono do melhor restaurante de Mendoza, Casa Vigil - é proveniente diretamente dos jardins da própria vinícola, e tudo o que não é, é de produtores regionais. Mas não é só a frescura e hiperlocalidade dos pratos que impressiona, é a imaginação e a alma que transparece na sua preparação.
Faça o fascinante curso de sanduíches do menu, Picnic Elena, que homenageia Elena Catena, mãe da quarta geração de vinicultores e diretora administrativa da Catena Zapata Winery, Laura Catena, e uma mulher que adora fazer elaborados sanduíches de piquenique. Como o pão é a alma de qualquer sanduíche, este apresenta uma variedade conhecida como pan de campo (“pão de acampamento”), um pão argentino preparado em fornos de barro pela manhã, muitas vezes servido com geléia no café da manhã ou coberto com tapenade de azeitona em a tarde.
A Vigil atualizou a receita, tradicionalmente composta por farinha e a banha especial que torna a massa da empanada argentina tão delicada e crocante, com uma mistura de sebo bovino e banha de porco, além de mudar o formato do pão. A banha de Vigil confere um sabor distinto porque é produzida a partir de pancetta curada por 24 horas em salmoura misturada com zimbro, louro e uma mistura de pimentas. É esse sabor único que eleva o humilde pan de campo e reinventa o sanduíche como um prato refinado servido com carne fatiada, uma colorida seleção de tomates e três molhos.
“Você se verá fazendo este sanduíche elaborado neste pão incrível em um lugar bonito com vista para os vinhedos”, diz Catena, “assim como os piqueniques que minha mãe adora”.