Crie o seu valor

O recente bug do Facebook, Instagram e Whatsapp foi um alerta para a necessidade de reinvenção da influência digital rumo à diversificação dos negócios.

a_66_0_1_11112021103139_025

Vivemos um momento de constante evolução em diversos âmbitos, principalmente na comunicação digital. Mas aprendemos, de forma natural  (e sem perceber),  a canalizar  essa troca nas redes sociais, sendo ela informativa, de con- sumo, ou até mesmo em nossos diálogos.

Recentemente, porém, vimos o mundo  parar em função do bug do Facebook, Instagram e Whatsapp,  que ficaram off line por sete horas. Centenas  de  milhares  de  serviços  foram  afetados  globalmente.  É interessante avaliar  este “efeito dominó”, e o quanto isso impactou a economia e a sociedade.

Enquanto  trabalhava  em Paris, na cobertura da semana de moda internacional – que para mim é a época de maior audiência,  ainda mais agora no pós-pandemia – parei para pensar  em um ponto  que não sai da minha  cabeça: a im- portância  da diversificação  dos negócios. Para mim, esse ponto de interrogação é recente,  mas constante.

"A diversificação é uma necessidade. Para inovar nos negócios é fundamental um olhar crítico sobre a própria jornada e o arco de possibilidades"

Num  dia de pane,  como  em  4 de outubro, vi a necessidade  de “olhar para dentro” do meu business. Sempre faço esse exercício interior, mas nunca a partir de algo tão concreto. E, analisando o meu próprio  conteúdo,  tudo o que eu produzo estava ali, em torno, das redes de Zuckerberg.

Como buscar  novas estratégias?  Como mudar esse mindset?  Li recentemente uma  análi- se feita  pela  agência  IMMakers,  que mostrava o Brasil na liderança  no mercado  de influência digital. A pesquisa encomendada à Statista Global Consumer  Survey, principal  referência em dados  digitais,  mostra  que  o nosso  país  ultrapassou a China, superando a marca de 40% em consumo de conteúdo nas redes sociais produzido por creators.

A diversificação  é uma  necessidade.  E para inovar  nos  negócios  é  fundamental um  olhar crítico sobre a própria  jornada  e o arco de possibilidades. Seja com licenciamentos, colabora- ções, marca pessoais, seja com cursos profissionalizantes, plataformas próprias, todas essas alternativas marcam  um  novo  patamar  da influência, no qual (queira  ou não) é preciso  sair da sua zona de conforto.  Faz parte  desse exer- cício criar  um distanciamento para  se ter  uma nova perspectiva do seu negócio,  visualizando o macro. É tempo de entender as suas possibili- dades a fim de explorar  diferentes  formas de se comunicar.

Seria esse um novo caminho da influência?