Crie o seu valor
O recente bug do Facebook, Instagram e Whatsapp foi um alerta para a necessidade de reinvenção da influência digital rumo à diversificação dos negócios.
Vivemos um momento de constante evolução em diversos âmbitos, principalmente na comunicação digital. Mas aprendemos, de forma natural (e sem perceber), a canalizar essa troca nas redes sociais, sendo ela informativa, de con- sumo, ou até mesmo em nossos diálogos.
Recentemente, porém, vimos o mundo parar em função do bug do Facebook, Instagram e Whatsapp, que ficaram off line por sete horas. Centenas de milhares de serviços foram afetados globalmente. É interessante avaliar este “efeito dominó”, e o quanto isso impactou a economia e a sociedade.
Enquanto trabalhava em Paris, na cobertura da semana de moda internacional – que para mim é a época de maior audiência, ainda mais agora no pós-pandemia – parei para pensar em um ponto que não sai da minha cabeça: a im- portância da diversificação dos negócios. Para mim, esse ponto de interrogação é recente, mas constante.
"A diversificação é uma necessidade. Para inovar nos negócios é fundamental um olhar crítico sobre a própria jornada e o arco de possibilidades"
Num dia de pane, como em 4 de outubro, vi a necessidade de “olhar para dentro” do meu business. Sempre faço esse exercício interior, mas nunca a partir de algo tão concreto. E, analisando o meu próprio conteúdo, tudo o que eu produzo estava ali, em torno, das redes de Zuckerberg.
Como buscar novas estratégias? Como mudar esse mindset? Li recentemente uma análi- se feita pela agência IMMakers, que mostrava o Brasil na liderança no mercado de influência digital. A pesquisa encomendada à Statista Global Consumer Survey, principal referência em dados digitais, mostra que o nosso país ultrapassou a China, superando a marca de 40% em consumo de conteúdo nas redes sociais produzido por creators.
A diversificação é uma necessidade. E para inovar nos negócios é fundamental um olhar crítico sobre a própria jornada e o arco de possibilidades. Seja com licenciamentos, colabora- ções, marca pessoais, seja com cursos profissionalizantes, plataformas próprias, todas essas alternativas marcam um novo patamar da influência, no qual (queira ou não) é preciso sair da sua zona de conforto. Faz parte desse exer- cício criar um distanciamento para se ter uma nova perspectiva do seu negócio, visualizando o macro. É tempo de entender as suas possibili- dades a fim de explorar diferentes formas de se comunicar.
Seria esse um novo caminho da influência?