Concurso elege o melhor croissant tradicional do país
Iguaria é feita com manteiga Tourage, da marca francesa Isigny Sainte-Mère.
Concurso será realizado no dia 8 de novembro, no Hotel Emiliano.
Já dizia o renomado chef francês Paul Bocuse (1926-2018): “A manteiga é uma das bases da cozinha na França”, e o croissant, além de ser uma das principais iguarias da culinária francesa, sinônimo de simplicidade e elegância, e marca registrada da cultura do país, tornou-se uma das paixões dos brasileiros. Exatamente por isso, a Isigny Ste-Mère, cooperativa de produtores de leite da região da Normandia, reconhecida mundialmente pela fabricação de manteigas e queijos com leite de altíssima qualidade e importada para o mercado brasileiro há mais de uma década pela Calimp Importadora, está organizando o concurso “O Melhor Croissant Brasil 2024”. Concurso semelhante é realizado na França há 19 anos, e a primeira edição na Grã- Bretanha ocorreu em Londres, no ano passado. No Brasil, o primeiro concurso elegerá o melhor croissant feito com manteiga Tourage, da marca francesa Isigny Sainte-Mère.
Produzida na porção de terra banhada pelo mar da Mancha e pelas águas dos pântanos formados por rios locais, a manteiga Tourage da Isigny Ste-Mère é ideal para a preparação de folhados por suas características singulares. A Tourage da Isigny, importada pela Calimp, possui teor de gordura mais alto e de água mais baixo em relação às manteigas comuns; sua textura é mais maleável, com aroma e sabor ricos e autênticos, e o ponto de fusão é ideal para o seu derretimento e para a formação de finas camadas (folhas) artisticamente distribuídas num croissant crocante e dourado. Além dessas características, a apresentação da Tourage em placas atende à melhor técnica para o processo de laminação da massa folhada.
Na França, os croissants podem ser vendidos como “Croissant Comum”, “Croissant de Manteiga” e “Croissant de Manteiga d’Isigny”, de acordo com o tipo de gordura utilizada no preparo. O croissant d'Isigny representa a excelência da boulangerie francesa. O objetivo do concurso no Brasil é, através desse produto ícone francês, promover a arte da panificação brasileira e reconhecer os artesãos dessa indústria, que utilizam a manteiga Tourage para fazer o croissant tradicional francês no Brasil.
O concurso será realizado no dia 8 de novembro, a partir das 10h da manhã, no Hotel Emiliano, em São Paulo. Serão cerca de 15 competidores, entre profissionais de padarias, pâtisseries, cafés e confeitarias, provenientes dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Segundo os organizadores, um dos objetivos do concurso é também fortalecer ainda mais as ligações históricas e culturais que a comunidade francesa tem com o país. Por isso, acreditam que este concurso será uma ótima oportunidade para destacar os profissionais que se dedicam a trazer um pedacinho da França para o Brasil, estreitando relações e expandindo os negócios entre os países.
Uma manteiga muito especial
Iguaria é feita com manteiga Tourage, da marca francesa Isigny Sainte-Mère.
Um croissant feito com a manteiga Tourage d’Isigny destaca-se por vários aspectos que são o reflexo direto das características da manteiga. A estrutura de camadas tem uma folhagem perfeita, com grandes alvéolos que se formam no interior do croissant; sua leveza e volume ficam perfeitamente equilibrados devido à maior elasticidade da manteiga durante o processo de laminação; o aroma e sabor são superiores graças ao alto teor de pureza da manteiga, conferindo o sabor “amanteigado” característico, além de sua textura homogênea e aparência dourada.
De olho no Brasil
No Brasil, a manteiga Tourage d’Isigny é utilizada por diversas padarias especializadas na produção do tradicional croissant francês, além de hotéis e restaurantes. O mercado de panificação artesanal vem se destacando pela sua consistente expansão há alguns anos. Este concurso surgiu como uma forma de reconhecimento a esses profissionais e em sinal do apreço que a Isigny Ste-Mère tem pelo Brasil.
Para a marca, é essencial agradar os consumidores brasileiros, que, além de exigentes, são abertos a novas experiências. “A Isigny Ste-Mère sempre enxergou a Calimp como um parceiro valioso pela excelência de sua seleção de produtos representados, e o Brasil como nossa referência no mercado latino-americano”, afirma Benoit de Vitton, responsável pela marca que, atualmente, exporta para mais de 100 países.
O mercado de Viennoiserie vem crescendo a passos largos no país, seguindo a tendência internacional de busca pela excelência e inovação, com a produção de croissants, pains au chocolat, cubes, cruffins, NY rolls, cronuts e croffles. “Nosso entusiasmo encontra respaldo nas oportunidades que aqui se apresentam e na confiança em uma das economias emergentes mais dinâmicas do mundo. Por isso, acreditamos que estamos em um caminho de crescimento contínuo”, afirma Benoit.