Brunello Cucinelli e a ousada aposta no mercado de vinhos
A safra 2018 de Rosso del Castello di Solomeo está no processo de maturação há mais de uma década. E quer mostrar que veio para ganhar os paladares mais exigentes.
Vinho e moda são elementos ligados ao bom gosto.
A conhecida grife italiana do ramo da moda Brunello Cucinelli anunciou que a aposta em vinificação, entre as vários segmentos luxuosos em que se encontra, estão em campo para ganhar.
Recentemente, o filósofo, filantropo e fornecedor de algumas das melhores caxemiras do mundo apresentou sua primeira garrafa de vinho a um grupo de amigos, jornalistas e investidores em Milão. Chamado Castello del Solomeo, o vinhedo e seu primeiro produto estão em amadurecimento desde 2011, quando foram plantadas as videiras para a safra 2018.
A vinha, que fica na cidade peruana de Solomeo (a meio caminho entre Roma e Florença), abrange uma área de quase 15 acres, que são plantados em três tipos de solo diferentes. Cada um foi cuidadosamente combinado e escolhido para receber uma variedade de uva específica, incluindo as uvas Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Merlot, todas incorporadas ao blend tinto.
Vista do vinhedo ondulado, na região de Solomeo.
Mais de 20 mil videiras revestem as fileiras com formato em ondas vinhedo. As uvas foram cultivadas neste formato para tornar a vinha semelhante a um “jardim”, reforçando a necessidade de manutenção manual periódica e específica. Isso também foi pensado por permitir que as plantas recebam a quantidade máxima de luz e aeração. Como outros marcos de Solomeo, a cidade onde a empresa de Cucinelli está sediada e onde seus produtos são produzidos, o vinhedo foi restaurado pela Cucinelli ao longo dos anos. E como as outras instalações da Cucinelli na cidade, é parte integrante da qualidade do produto.
“Gosto de pensar que nossas uvas podem finalmente contar sua própria história de beleza”, diz Cucinelli sobre o novo vinho em um comunicado. “Acredito que não há nada mais bonito do que compartilhar esse fruto precioso, nascido de um longo processo de cuidado e preservação, com amigos e entes queridos de toda a vida.”
A adega da vinha Brunello Cucinelli.
“As uvas, juntamente com o azeite, que venho produzindo há muitos anos, são símbolos primordiais da Terra que nos foi transmitido desde tempos antigos”, acrescentou.
“Enxergo o vinho de Solomeo como um ato de filial sacralidade para com a Terra, que me inspira em cada escolha, na vida, no trabalho, na paisagem encantada.”
Os fãs de Brunello Cucinelli notarão que ele vende outros itens de estilo de vida, como poltronas, travesseiros, velas e acessórios de viagem há anos - e os clientes especialmente os mais exigentes podem até ter recebido uma garrafa de cortesia do azeite italiano da marca, que não está à venda, também cultivado em Salomão. Mas o vinho, como um grande suéter de cashmere, é o tipo de coisa que deve melhorar com o passar do tempo.