A nova gastronomia do palácio da Avenue Montaigne
Midiático e sem estrelas, Jean Imbert substitui Alain Ducasse como chef titular do hotel Plaza Athénée, com um olhar para a era de ouro da culinária francesa.
Jean Imbert, o novo titular, amigo dos célebres e vencedor do Top Chef.
O Plaza Athénée mudou.Situado na avenida que leva o nome do filósofo Michel de Montaigne, o hotel parisiense mais querido dos brasileiros reformou os banheiros de todos os quartos e inaugurou suítes artdéco no sétimo e último andares do edifício, embora não tenha alterado
seu pessoal durante a pandemia. Mas a mudança realmente importante promovida pelo Dorchester Collection, grupo do qual o Plaza faz parte, ocorreu mesmo no departamento de alimentos e bebidas.
Depois de 22 anos sob a batuta de Alain Ducasse – que segue titular no Meurice, o segundo hotel da Dorchester na capital francesa –, o restaurante do Plaza Athénée trocou esse que é o chef mais estrelado do mundo, erudito e vanguardista, por um jovem midiático sem estrelas.
Jean Imbert venceu a terceira temporada do Top Chef em 2012, ano em que o programa bateu seu recorde, e voltou para as batalhas dos campeões em 2013 e 2014, ganhando a primeira e perdendo a segunda.
Jean Imbert substitui Alain Ducasse como chef titular do hotel Plaza Athénée.
Conhecido por ser amigo das celebridades e namorar atrizes e modelos, Imbert recebeu famosos em seu primeiro restaurante, o L’Acajou, e tornou-se sócio dos dois restaurantes do músico Pharrell Williams, um em Miami e outro em Saint-Tropez, onde assina os cardápios. Embaixador da Nespresso, ajudou a conceber o restaurante Monsieur Dior na avenue Montaigne e o serviço de bordo do Venice-Simplon Orient Express, o trem mítico que liga Paris a Istambul. Sua chegada ao Plaza Athénée aconteceu em 2021.
Se Alain Ducasse, de olho no futuro da gastronomia, comprometeu-se em compor uma cozinha baseada em legumes, cereais e um ou outro peixe — sem carne e sem aves, o que incomodava alguns clientes —, a proposta de Jean Imbert para o restaurante gastronômico do hotel é uma volta às origens da gastronomia francesa, com receitas de chefs como François Vatel, o responsável pela comida das festas nababescas nos châteaux Vaux-le-Vicomte e Chantilly durante o reinado de Luís 14, no século 17, e Auguste Escoffier, chef do fim do século 19 considerado o “roi des cui siniers et cuisinier des rois” (o rei dos cozinheiros e o cozinheiro dos reis).
No salão reformado,a mesa de mármore de Breccia.
Salão histórico
Para refletir a nova proposta, o salão foi inteiramente reformado e saem as “bolhas” de aço futuristas do designer Patrick Jouin. Junto com a designer parisiense Rémi Tessier, Imbert decidiu realçar os detalhes arquitetôni cos originais deste salão histórico.
No centro, uma mesa de mármore de Breccia de 12 metros de comprimento chama a atenção, assim como os copos Baccarat e os pratos de porcelana Limoges com motivos desenhados especialmente para o restaurante. Todo o esforço valeu a pena. Apenas nove semanas depois de abrir as portas, em 5 de janeiro de 2022, o restaurante comandado por Jean Imbert no Plaza Athénée ganhou a primeira estrela Michelin, algo inédito nos mais de 120 anos da história do guia, e a primeira do chef de 41 anos de idade.