Entre surpresa e entusiasmo, Portugal: Imobiliário & Investimento estreia no Brasil com olhos já voltados para o próximo encontro

Com foco em lifestyle, luxo e qualidade de vida, roadshow internacional apresenta as melhores oportunidades para quem deseja investir e morar em Portugal.

Bruce (1)Bruce Hawker, CEO da Open Media, celebra a estreia do Portugal: Imobiliário & Investimento no Brasil, levando pela primeira vez ao país um evento que conecta investidores ao lifestyle e mercado de luxo português.

O pequeno país do sul da Europa, com uma população menor que a da cidade de São Paulo, faz o coração de muitos brasileiros bater mais forte na hora de escolher um novo lugar para morar ou investir. Seja pela segurança, pelo clima ameno ou pelos laços históricos, Portugal desponta como um dos destinos mais desejados entre os brasileiros — que hoje são os que mais compram imóveis em áreas nobres do país lusitano, segundo o relatório “Portugal, Living Destination”, da imobiliária JLL, de 2023.

É neste cenário aquecido que o londrino-português Bruce Hawker — ou “Brucí”, no sotaque brasileiro que ele próprio admite achar “muito mais bonito”, aterrissa pela primeira vez com o seu evento Portugal: Imobiliário & Investimento, no Brasil. A proposta é apresentar as melhores opções para quem deseja investir ou mudar-se para o país europeu, em busca de um novo estilo de vida.

O evento percorre três cidades: São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro. E as primeiras impressões do perfil do público brasileiro já são positivas, e surpreendentes, como revela o CEO da Open Media e idealizador do roadshow. “Nós fizemos um questionário com os inscritos e, surpreendentemente, 90% disseram que querem comprar casa em Portugal. E o mais curioso: cerca de 30% afirmaram que querem se aposentar lá”, revela Hawker, animado com os resultados.

A escolha das cidades brasileiras foi estratégica. “São Paulo e Rio de Janeiro são obrigatórios. Mas a razão de Florianópolis foi que algumas das empresas que têm participado nos nossos eventos em outros países disseram que por lá têm muita riqueza na área de tech”, explica. O evento paulista, aliás, superou todas as expectativas, com mais de 350 pessoas cadastradas, quando o previsto inicialmente era de apenas 100.

Com um formato que mescla informação e lifestyle, o roadshow oferece uma verdadeira imersão no lifestyle português. “Os eventos são informativos. Queremos plantar a semente e criar contato com pessoas que querem investir.” Além disso, a programação reforça o charme de Portugal como destino internacional de luxo, tendo a região do Algarve como a mais desejada pelos inscritos paulistanos — um dado que surpreendeu até mesmo o organizador.

Não à toa, o roadshow conta com a presença de bancos, fundos de investimento e até de uma especializada empresa de logística internacional de mudanças, para facilitar o processo de quem pretende cruzar o Atlântico. Estiveram presentes nomes de peso, como o Banco Caixa Geral, da Royal Óbidos, da Optylon Krea / Ando Living, do Martinhal Hotels & Resorts & United Lisbon Edu Hub e da NEWCO Corporate Services — empresas que simbolizam o dinamismo do mercado português, com atuação destacada em setores como private banking, propriedades de luxo, branded residences, educação inovadora e assessoria tributária.

A operação brasileira marca um novo capítulo na trajetória deste evento itinerante, que já percorreu cidades icônicas. “Eu passo mais tempo no avião do que no escritório”, brinca Bruce, que acumula mais de 30 anos à frente da Open Media e um entusiasmo renovado com o mercado brasileiro: “Eu estou confiante que estaremos de volta no próximo ano.”