Além do estilo: a sabedoria em conciliar criação e negócios

Esse é o segredo de Lilly e Renata Sarti que, à frente da marca Lilly Sarti, são um sucesso.

_MG_3385_PBLilly e Renata Sarti que, à frente da marca Lilly Sarti, são um sucesso.

Que Lilly e Renata Sarti são um exemplo de sucesso na moda brasileira todos sabem. O que nem todos conhecem é que, além da criatividade e do conceito que transformam a Lilly Sarti em uma das marcas mais desejadas do país, as irmãs são verdadeiras empreendedoras. Essa habilidade explica a longevidade da grife, há 18 anos, entre as mais relevantes do Brasil. “Sempre tivemos vontade de empreender, de fazer acontecer. Temos esse perfil e pensamos que a moda é um negócio”, diz Lilly. No início, não sabiam que criariam uma marca de roupas.

Elas começaram como muitas jovens: desenhando para si mesmas, depois para amigas. Com visão empreendedora e bons contatos, chegaram à Daslu. “Não havia tanta concorrência. Nosso pulo do gato foi usar as oportunidades da época.” Em um ano, já tinham 15 pontos de venda no Brasil. Dois anos depois, abriram a primeira loja nos Jardins, em São Paulo. Hoje, possuem duas lojas, incluindo a badalada unidade na rua Bela Cintra, além de um e-commerce que atende todo o Brasil. “Estamos em um momento de expansão”, revela Lilly, sem dar de- talhes por superstição: “Preferimos que esteja tudo certo e assinado.”

31-10-2024-13-58-16"Sempre tivemos vontade de empreendr, de fazer acontecer. Temos esse perfil e pensamos que a moda é um negócio" - Lilly Sarti.

O segredo da marca

Em um cenário que desafia o luxo global, a longevidade da Lilly Sarti se deve à veia business das irmãs. “Para uma marca durar tanto tempo, é preciso exclusividade, mas também visão de negócio”, explica a estilista. Outro fator essencial é o elo familiar: “Dizem que negócios de família não funcionam, mas é o oposto. Compartilhamos a mesma base e podemos falar abertamente”. Essa sinergia reflete no estilo híbrido da grife, em que uma mesma peça se transforma em diferentes interpretações. “É muito atemporal”, acrescenta Renata Sarti. Este é um diferencial que conquistou mulheres de várias gerações.

lilly_sarty_N58_desf_181Coleção 2025, inspirada no conceito wabi-sabi, ideal filosófico japonês: estética artesanal e imperfeição.

Além disso, a qualidade é inegável: tecidos duráveis, modelagens impecáveis e acabamentos perfeitos. “Sempre quisemos fazer roupas descoladas, mas bem acabadas”, re- força a estilista. Outro pilar são os desfiles, que, mesmo trabalhosos, são uma vitrine essencial. “Não é só teatral, é sobre como isso reverbera em vendas”, destaca a estilista. Essa combinação de criatividade e visão comercial é o que torna a marca Lilly Sarti uma referência.