Natália Cid: 'Tendência de mercado do varejo alimentar mostra que o consumo de proximidade terá relevância ainda maior nas rotinas'

Operações da VEM Conveniência, joint venture da Americanas e Vibra, mostra a versatilidade do varejo.

Natália Cid, CEO da VEM ConveniênciaNatália Cid, CEO da VEM Conveniência. (Foto: Reprodução)

Focada no varejo com viés em proximidade, a VEM Conveniência, joint venture entre a Vibra e Americanas, iniciou sua operação em fevereiro deste ano e segue em novos rumos. A empresa, que integra as lojas de conveniência BR Mania e Local, nasceu com uma rede de 1257 lojas, com intuito de oferecer melhor proposta de valor para consumidores, franqueados, revendedores e atendentes da rede de pontos de venda com capilaridade nacional. Além disso, o serviço inclui uma plataforma financeira com soluções de crédito e meios de pagamento digitais. Juntamente a isso, a companhia lança o Clic BR Mania, submarca da BR Mania exclusiva para os espaços que vão funcionar com o novo conceito.

Erguido sob uma estrutura metálica, estilo contêiner e com paredes de vidro, as vendas nestas lojas são feitas exclusivamente por meio das vending machines e, consequente, a compra e o pagamento são efetivadas pelo próprio cliente direto na máquina ou por meio de aplicativo. Oferecendo máquina de café e um mix de quase 150 produtos, entre sanduíches, snacks, bomboniere, cigarros, bebidas alcoólicas e não alcoólicas geladas, máquina de café, incluindo a opção com achocolatados, e estima-se um ticket médio de consumo em torno de R$ 18,00. O projeto inicial conta com um espaço de 20 metros quadrados.

Bom momento

Considerado algo inédito no mercado de conveniência em postos de combustíveis, a iniciativa foi desenvolvida em parceria e colaboração com o Vibra co.lab, hub de inovação da Vibra Energia S.A. A companhia tem como parceiro para operar o primeiro piloto, a Gran Coffee, empresa escolhida pela Vibra Energia por ser líder no segmento de vending machines e por seu histórico de 24 anos de mercado.

“A Clic BR Mania surge de olho no consumidor imerso no ambiente digital, e que busca praticidade, comodidade e tecnologia”, explica Natália Cid, CEO da VEM Conveniência. “Essa solução de operação faz parte dos nossos esforços em transformar a conveniência como vemos hoje. A Clic BR Mania é a oportunidade de se ter um negócio com baixo custo e facilidade operacional, principalmente, para postos de combustíveis com potencial, pouco espaço físico e que precisam oferecer conveniência para seus clientes”, completa a executiva.

i.glbimgNovas clic BR Mania. (Foto: Divulgação)

Expansão

A Vibra possui grande experiência em franchising e capilaridade em sua rede de mais de 8 mil postos de bandeira Petrobras, presentes em todos os estados brasileiros e conta com mais de 16 milhões de inscritos em seu programa de fidelidade Premmia. A Americanas, por sua vez, atua de forma integrada, combinando lojas físicas, canais digitais, sua fintech Ame, que já oferece pagamento digital nos postos Petrobras em todo o Brasil, e estrutura de logística com 26 centros de distribuição no país.

“As tendências de mercado do varejo alimentar mostram que o consumo de proximidade terá relevância ainda maior nas rotinas de consumo da população até 2030. E acreditamos que, com a estrutura da VEM, poderemos acelerar e impulsionar este varejo, unindo a capilaridade da Vibra com a expertise e estrutura de varejo da Americanas. Nós acreditamos num mundo mais simples, prático e amigável, em que desejos e necessidades estejam ao rápido alcance de todos”, afirma Natália Cid.

A joint venture está alinhada à visão estratégica da Vibra de prover soluções de conveniência ligadas à mobilidade e melhorar continuamente a experiência dos consumidores que frequentam os pontos de venda da companhia. “A criação da VEM faz parte dessa nossa estratégia, focada na conveniência do futuro, que passa por colocar o cliente no centro das decisões e ir aonde ele estiver, seja na loja, na casa ou no trabalho”, explica Leo Burgos, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios e Marketing da Vibra.

Vibra

8,3 mil postos de combustíveis em todo o país

18 mil grandes clientes corporativos de vários segmentos

70% do mercado de aviação com a marca BR Aviation

Americanas S.A.

52 milhões de clientes ativos nos sites e aplicativos do Grupo

25 centros de distribuição e 200 hubs e uma malha logística nacional

136 milhões de itens e entrega em 100% dos CEPs brasileiros

Tecnologia

Em um futuro breve, será lançada a segunda loja da Clic BR Mania com tecnologia da Ame Digital, para a oferta de uma experiência autônoma a partir de módulos inteligentes refrigerados e não refrigerados onde a compra de produtos de conveniência será possível mediante pagamento pelo aplicativo disponíveis para sistemas operacionais móveis.