MCDonald's segue tendência e necessidade dos consumidores ao lançar gift card

Os cartões-presente ampliam o poder de monetização e a oferta de produtos e serviços pelo varejo.

Sem títulod1_page1_image1Gabriel Mello, diretor comercial da Blackhawk (Foto: Divulgação)

Os gift cards (cartões-presente) viraram uma das maneiras de consumo mais populares no Brasil nos últimos anos, principalmente na versão digital, devido ao aumento das compras on-line. Outro motivo pela popularização, deve-se pelo cartão oferecer várias vantagens para o consumidor como comodidade, o poder de escolha para quem ganha, a segurança – pois reduz a necessidade de inserir dados pessoais em outras plataformas –, além de mais facilidade no controle de gastos por ser pré-pago. Segundo relatório da Global Gift Card Survey, a indústria de vale-presente deve crescer cerca de 15% em relação ao ano passado e o mercado global deve superar os US$ 221 bilhões até 2024.

O Carrefour, que mantém parceria com a empresa Blackhawk Network Brasil, líder global em soluções pré-pagas, comercializa já há dois anos os cartões-presente nas lojas físicas. Agora, a marca de pagamentos busca oferecer a experiência no digital, promovendo uma integração da rede física e virtual. De acordo com Gabriel Mello, diretor comercial da Blackhawk, é preciso destacar os benefícios desse sistema para os varejistas, pois ele aumenta o portfólio de produtos e serviços das redes e, para as marcas, oferece maior conexão com novos perfis de consumidores.

“Queremos fomentar a cultura do cartão-presente no país, gerando assim mais experiências no meio digital. Desta forma, ampliaremos as alternativas de consumo dos cartões. Um importante ponto para o varejo físico e digital é a recorrência de compra desse cliente, fazendo com que ele retorne à loja dentro de poucas semanas para comprar um novo gift card e recarregar seus créditos. Um dado interessante que temos é que os consumidores das classes C e D vão duas vezes ao mês nos varejistas procurá-los. Trata-se de uma importante alternativa de formato de compra para esse público”, afirma Mello.

Mequizice

McDonald's lança vale-presente no Brasil - Mercado&ConsumoRede mundial de fast food aderiu aos cartões-presente a pedidos dos fãs da marca. (Foto: Divulgação)

O McDonald’s está atento às diferentes necessidades e ocasiões de consumo dos seus clientes. Para garantir mais comodidade e conveniência aos fãs da marca, o Méqui oferece desde 2019 o cartão presente, opção para quem busca presentear amigos e familiares com algo original. A ferramen- ta criou um novo segmento de vendas na compa- nhia, que contribui para surpreender e fidelizar os clientes. O modelo mais adquirido ainda é o virtual, correspondendo a 90% das vendas, reflexo da busca dos consumidores por soluções on-line durante a pandemia.

João Branco, vice-presidente de Marketing do McDonald’s Brasil, destaca o papel da companhia em oferecer soluções que atendam diferentes ocasiões de consumo dos clientes da rede.

“Acreditamos que esse é um mercado promissor, e a entrada nesse segmento gerou uma nova oportunidade de vendas, ao oferecer um item que é presenteável, unindo praticidade e conveniência. A vantagem desse produto é a possibilidade de atender tanto a área B2B, como opção para empresas que desejam presentear funcionários e parceiros, empresas de fidelidade e incentivos, quanto no mercado B2C, que também se mostra interessante e permite oferecer edições limitadas e criativas, alinhadas com algumas das ações da marca. Um exemplo desse formato para B2C, foi o lançamento de designs exclusivos e inspirados no BBB21, que apresentamos ano passado. Hoje, 70% de nossos restaurantes acei- tam os gift cards e nossa expectativa é atingir 100% das unidades até 2023”, indica Branco.